segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Matemática permite que Atlético deixe a zona do rebaixamento nesta quarta


Vitória sobre o Furacão e combinação de resultados de outros três jogos podem levar o Galo para o 14º lugar

Diogo Finelli - Portal Superesportes

Publicação:13/09/2010 17:28


O Atlético não depende apenas de suas forças, mas a rodada desta quarta-feira (22ª do Brasileirão), pode ser de alívio para o time e sua torcida. Isso porque, dependendo dos resultados, e diferente do que aconteceu na rodada passada, é matematicamente possível que o Alvinegro deixe a zona de rebaixamento.
Para conseguir isso, o Galo, primeiro, precisa vencer o Atlético-PR, às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. Com 21 pontos, o Atlético chegaria aos 24, e torceria por tropeços de Flamengo (23 pontos), Vitória (24) e Avaí (24). Cariocas e baianos entram em campo na quarta-feira, enquanto o time catarinense só joga na quinta.

O Flamengo enfrenta o desesperado Grêmio Prudente, no interior paulista, às 22h. No mesmo horário, o Vitória recebe o Ceará no estádio Barradão, em Salvador. No dia seguinte, o Avaí, que está em crise, encara o Vasco, às 21h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Na melhor hipótese, o Atlético venceria, chegaria aos 24 pontos e, com derrotas de Avaí e Vitória e empate (ou derrota) do Flamengo, alcançaria a 14ª colocação do Brasileirão, posição máxima que o Galo pode assumir nesta rodada.
Para ‘apenas’ sair da zona da degola, o Alvinegro teria que vencer e torcer por derrota de um dos seus concorrentes, ou um empate do Flamengo. Dependendo da combinação, o Atlético pode ficar em 15º ou 16º lugar, fora da zona vermelha.
Pessimismo
Na contramão, em caso de derrota do Atlético para o Furacão, o Galo (21 pontos) pode perder uma posição, para o Atlético-GO (20), que vem de vitória, de virada, sobre o líder, Fluminense, e vai encarar o Santos, nesta quarta, às 19h30, na Vila Belmiro.
Para isso, o Dragão teria que vencer e passar o Alvinegro em número de pontos, já que, em caso de empate, os goianos somariam os mesmos 21 pontos do time comandado por Vanderlei Luxemburgo, que continuaria em 17º lugar pelo critério de número de vitórias (seis do Galo contra cinco do Dragão).
Ao mesmo tempo em que torce por um tropeço do Flamengo, o Galo torce contra o Grêmio Prudente. Paulistas e cariocas se enfrentam na quarta-feira, em Presidente Prudente, e, o time da casa, que soma 17 pontos, pode chegar aos 20 e colar no Atlético.
Logo, um empate entre Grêmio Prudente e Flamengo seria o melhor resultado para s pretensões do Galo (que pode passar os cariocas, caso vença o Atlético-PR, e manter a distância para o Prudente, em caso de derrota ou empate em Curitiba). Outro que pode colar no Galo é o Goiás, que soma 17 pontos e recebe o Botafogo, na quarta-feira, às 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia. A equipe esmeraldina pode chegar aos 20 pontos. (UAI)

Nenhum comentário: