
Botafogo, de Loco Abreu, é 'líder' com 28 pontos ganhos nas últimas 14 rodadas
Do UOL Esporte
Em São Paulo
A parada para a disputa da Copa do Mundo 2010 fez muito bem para uma equipe em especial. Com 28 pontos ganhos, o Botafogo seria o líder do Campeonato Brasileiro, caso apenas o desempenho após o fim da competição internacional fosse levado em conta. O Flamengo, por outro lado, somou 14 pontos nas 14 rodadas disputadas neste período. Na 17ª colocação, estaria entre os times que ocupam a zona do rebaixamento.
Na tabela do Nacional pós-Copa, Botafogo e Cruzeiro dominam a classificação, com 28 pontos cada. As duas equipes estão empatadas na 'liderança', com oito vitórias conquistadas a partir do dia 14 de julho, quando a competição foi retomada. No entanto, o alvinegro carioca leva vantagem no critério de desempate seguinte: soma 11 gols de saldo, contra sete do clube celeste.
De fato, o time de Joel Santana reagiu apenas em agosto. A equipe experimentou um jejum em julho, mês em que teve três derrotas e apenas um empate. Entretanto, o Botafogo cresceu na competição com cinco vitórias consecutivas. Em ótima fase, apenas o Internacional conseguiu derrotar os cariocas a partir de agosto.
Para completar, o Botafogo não sabe o que é perder há quatro jogos. A campanha dentro de casa também é um trunfo da equipe, invicta no Engenhão. Em ascensão, o alvinegro carioca aparece na terceira colocação na tabela ‘real’ do Brasileiro e já encostou nos líderes Fluminense e Corinthians.
O Cruzeiro também tropeçou em julho (duas vitórias, um empate e uma derrota) e foi irregular no mês seguinte. Mas a equipe de Cuca experimenta a sua melhor sequência atualmente. O time mineiro não é derrotado há seis jogos, com apenas um empate nesta série de partidas. Na quarta colocação com a campanha de antes e depois do Mundial, o Cruzeiro também é candidato ao título.
O Vasco, com 23 pontos, e o Atlético-PR, com 21, são outras duas equipes a se destacar no pós-Copa. Na parte de baixo da tabela antes do Mundial, os clubes conseguiram boa sequência de jogos a partir de julho e figuram entre os melhores da tabela. O time de PC Gusmão ainda não perdeu nesse período, mas empata demais e está na quinta posição. O rubro-negro paranaense aparece uma colocação depois, já que foi derrotado neste domingo pelo Guarani e perdeu a oportunidade de superar os vascaínos.
A zona de rebaixamento é ‘inaugurada’ pelo Flamengo, com somente 14 pontos ganhos após o Mundial. O time de Silas não conseguiu acertar o seu setor ofensivo e garantiu apenas três vitórias desde julho. Grêmio Prudente (12), Ceará (11) e Goiás (7) completam a ‘degola’ do Brasileirão neste formato.
Na tabela 'real', o rebaixamento é problema para Atlético-MG, Atlético-GO, Prudente e Goiás. O Flamengo, com 23 pontos, é o primeiro time fora do grupo que estaria na segunda divisão neste momento.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO NO PÓS-COPA DO MUNDO
1º - 28 pontos
Botafogo 2º - 28 pontos
Cruzeiro 3º - 26 pontos
Fluminense 4º - 25 pontos
Internacional*
5º - 23 pontos
Vasco* 6º - 21 pontos
Atlético-PR 7º - 21 pontos
Corinthians* 8º - 19 pontos
Santos*
9º - 18 pontos
Grêmio 10º - 17 pontos
Guarani 11º - 17 pontos
Palmeiras 12º - 17 pontos
São Paulo
13º - 16 pontos
Atlético-GO 14º - 16 pontos
Avaí 15º - 16 pontos
Vitória 16º - 15 pontos
Atlético-MG
17º - 14 pontos
Flamengo 18º - 12 pontos
G. Prudente 19º - 11 pontos
Ceará 20º - 7 pontos
Goiás
* Equipes com um jogo a menos disputado na competição
Nenhum comentário:
Postar um comentário