domingo, 8 de agosto de 2010

No Engenhão, Galo vai em busca de vida nova no Campeonato Brasileiro


Sem vencer há cinco jogos, sendo quatro pelo Nacional, time enfrenta o Botafogo neste sábado e tenta sair da zona de rebaixamento

Rodrigo Fonseca - Portal Uai

Publicação:06/08/2010 20:05


São cinco jogos sem vencer - quatro pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa Sul-Americana -, apenas um gol nessas partidas e uma incômoda posição na zona do rebaixamento. Passadas 12 rodadas, o Atlético ainda não se encontrou no Brasileirão. A esperança da torcida se renova neste sábado, quando o time entra em campo para enfrentar o Botafogo, às 18h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro.
Se reencontrar o caminho das vitórias, o Galo, que soma apenas 10 pontos em 36 disputados, deixará a zona da degola, pelo menos até o término da rodada no domingo.
O decepcionante começo de competição não fez o técnico Vanderlei Luxemburgo mudar seus planos. Ele mantém confiança no trabalho:
“Não tem que mudar. Você tem que continuar. Se você mudar, é porque tudo está sendo feito errado. Temos que continuar trabalhando e melhorar. Os resultados não estão aparecendo, mas vão aparecer. Não tenho dúvida”, disse.
Luxemburgo vê como normais as cobranças, mas faz uma ressalva: “Só não quero criar fantasmas. Se você falar que o Atlético está na zona de rebaixamento, está. Se falar que o momento é complicado, é. O que não pode é esquecer a capacidade, deixar de ver as coisas que estamos fazendo. Entendemos que o momento é difícil, mas estamos trabalhando para sair dele. Fantasma não existe. Respeitamos as críticas, mas, a partir daí, gerar uma crise, é uma distância muito grande”.
Para despertar no campeonato, o Atlético terá de superar obstáculos. O primeiro deles é a ausências de alguns jogadores no time. Para encarar o Botafogo, o Galo não terá os zagueiros Jairo Campos, lesionado, e Réver, que ainda não foi regularizado.
No ataque mais dois desfalques: Daniel Carvalho sofreu uma lesão no joelho esquerdo e ficará pelo menos um mês em tratamento. Já Neto Berola foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Outro desafio é vencer fora de casa. Já são sete partidas sem vitória fora de Minas Gerais. A última vez que o Galo venceu jogando em outro estado foi no dia 21 de abril. Na ocasião, derrotou o Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil.
O Atlético vai tentar pôr fim a esse jejum justamente num estádio onde nunca venceu. Nas quatro vezes que atuou no Engenhão, todas contra o Botafogo, o time saiu derrotado. O time carioca, aliás, não perde no Rio de Janeiro para o Galo há quase 11 anos. A última derrota foi em 18 de agosto de 1999. No estádio Caio Martins, os mineiros golearam por 5 a 1, pelo Brasileiro.
A escrita não preocupa o técnico Vanderlei Luxemburgo: “Um dia vai ter que ganhar. De repente, amanhã (sábado) é o nosso dia”.
Ficha Técnica
Botafogo
Jefferson; Leandro Guerreiro, Danny Moraes e Fábio Ferreira; Alessandro, Somália, Marcelo Mattos, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera. Técnico Joel Santana
Atlético
Fábio Costa; Diego Macedo, Cáceres, Werley e Fernandinho; Zé Luís, Serginho, João Pedro e Ricardinho; Diego Souza e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro
Data e hora: Sábado, 7/8/2010, às 18h30
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Leia mais sobre o assunto ...

Nenhum comentário: