quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Renovação antecipada (03/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Com o Atlético já classificado para a Copa Sul-Americana de 2009, o técnico Marcelo Oliveira estuda usar o último jogo do ano para dar oportunidade a alguns atletas que pouco jogaram neste segundo semestre. Assim, não será surpresa se o Galo tiver novidades para enfrentar o Grêmio, domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Brigam por vaga na equipes atletas como os armadores Danilo Rios e Tchô. Já no ataque, Jael, que foi titular com o próprio Marcelo Oliveira, sonha com nova chance para mostrar seu valor. Beto é outro atacante em busca de espaço.
Desde a semana passada o treinador vinha estudando essa possibilidade. Ele não quer, porém, correr riscos desnecessários em partida tão importante, que poderá definir o campeão brasileiro de 2008. “Como já atingimos nosso objetivo, que era conquistar a vaga na Sul-Americana, podemos poupar aqueles mais desgastados por esta longa temporada. Vamos estudar, durante a semana, a melhor formação para buscar a vitória, mas queríamos ver mais atletas em ação. O problema é que, no meio, por exemplo, temos muitos bons jogadores, não dá para escalar todos. E também temos de pensar bem para não quebrar a estrutura da equipe. Até porque existem outros times muito interessados nesta partida”, explicou o técnico. Se o Grêmio vencer o alvinegro e o São Paulo perder para o Goiás, o tricolor gaúcho será campeão.
Para alguns jogadores, esta é a última chance de mostrar valor com a camisa alvinegra. Danilo Rios, por exemplo, foi contratado em agosto, demorou a atingir o ápice da forma física e, mesmo treinando bem na Cidade do Galo, não participou de nenhuma partida. Por coincidência, seus direitos pertencem ao Grêmio, que o havia emprestado ao Vitória, de onde veio para o Atlético.
Outro atleta cotado para jogar no domingo, Beto já é bem mais conhecido da torcida. Ele estreou em junho, mas depois da segunda partida, contra o Ipatinga, quando marcou gol, ficou constatada fratura por estresse na tíbia direita, sendo submetido a cirurgia. Só retornou em outubro, tendo algumas chances, a última delas no empate sem gols com o Santos, domingo, no Mineirão.
Marcelo Oliveira sabe que, se os que estão fora querem entrar, muitos dos que estão na equipe não vão querer sair. Uma situação natural, na opinião do treinador. “Trata-se de um grande jogo, com todas as atenções voltadas para ele e que pode dar grande exposição aos atletas, seja para conseguir valorização aqui no clube, seja mesmo para uma transferência para outro grande centro. Mas é claro que nem todos podem jogar.”
ESTRATÉGIA Independentemente da formação, que só deverá ser confirmada na sexta-feira, o treinador espera que o Atlético tenha melhor sorte que no empate contra o Peixe. “Diferentemente do Santos, que não quis jogar, estava visivelmente satisfeito com o empate (que lhe permitia acabar com a ameaça de rebaixamento), o Grêmio precisa da vitória e deverá vir para cima. Então, vamos definir a melhor estratégia para buscar a vitória, que pode ser por meio dos contra-ataques e também de uma marcação forte”, afirmou.
Nos próximos dias, ele vai comandar treinos pela manhã na Cidade do Galo. Existe a possibilidade de a viagem para Porto Alegre ser antecipada para a tarde de sexta-feira, com o último treino antes da partida com o Grêmio sendo transferido para a capital gaúcha.

Nenhum comentário: