sábado, 25 de janeiro de 2014


Autuori garante força máxima no Galo e avisa: 'Temos que pensar em ganhar tudo'
Técnico não pretende economizar esforços em nenhuma competição sequer deste ano
Rafael Arruda - Superesportes
Publicação:
25/01/2014 17:53
Atualização:
25/01/2014 21:16
O Atlético terá uma temporada recheada de jogos em 2014. Até o mês de dezembro, o clube participará de pelo menos cinco competições: Campeonato Mineiro, Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Há, ainda, a possibilidade de uma nova presença no Mundial de Clubes, caso o time alvinegro se consagre bicampeão continental. Embora o calendário esteja bastante apertado, Paulo Autuori deixa bem claro: “temos que pensar em ganhar tudo”.
O treinador atleticano reconhece a dificuldade de manter apresentações acima da média em todas as competições, ainda mais pelo fato de parte dos atletas sofrerem desgaste maior com a sequência de partidas. Contudo, ele confia na qualidade do grupo para alcançar o sucesso em seu primeiro ano no clube e continuar dando alegrias aos torcedores alvinegros.
“É óbvio que a temporada será difícil pela quantidade de jogos e o número de competições que disputaremos. Mas ao mesmo tempo está bem claro que temos um grupo que nos permite pensar em ganhar tudo. Posso afirmar neste momento. Espero que a partir de quarta-feira, independentemente da competição que seja, possamos mostrar isso a cada jogo. Todos os títulos são importantes. Não pensamos em priorizar isso ou aquilo”, declara.
Com essas palavras, Autuori praticamente rechaça a possibilidade de utilizar time unicamente composto por reservas no Campeonato Mineiro. Embora a equipe esteja focada na segunda conquista do torneio sul-americano,o Estadual não será deixado de lado.“Acho que esse é o grande problema do futebol brasileiro: necessidade que todo mundo tem de preservar jogador. Isso faz cair a qualidade do espetáculo. Não gosto disso. Mesmo na hora de preservar, tem que ser algumas substituições, não a equipe toda. Vou tentar mudar o mínimo possível, uma peça ou outra. Mas sem mudar muito”, explica.
Na temporada 2014, o Galo tentará emplacar seu terceiro título estadual consecutivo. Nas edições anteriores, a equipe bateu nas decisões o arquirrival Cruzeiro, em 2013, e o América, em 2012.
Discurso aplicado em campo
Foi assim que Autuori fez nos primeiros coletivos realizados na Cidade do Galo. Com exceção a Lucas Cândido, entregue ao departamento médico por conta de lesão no púbis, a base deixada por Cuca está mantida e escalada com Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Michel; Pierre, Josué, Ronaldinho, Diego Tardelli e Fernandinho; Jô.
Para a estreia no Estadual contra o Minas Boca, entretanto, o Galo não terá Ronaldinho, que cumprirá suspensão por expulsão na disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes (vitória sobre o Guangzhou Evergrande por 3 a 2). Outro que está fora de combate é o atacante Luan, com grave lesão no joelho direito. Ele ficará afastado do futebol por quatro meses.
Como prova do discurso, Autuori garante que o Galo terá a maior força possível na próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré. “A princípio, se tudo correr dentro da normalidade, vamos entrar com a maior parte daqueles jogadores que terminaram o ano”, enfatiza. O jogo diante do Minas está marcado para 19h30.

Nenhum comentário: