segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Autuori confirma que manterá esquema de Cuca, mas aposta em variação tática
Técnico Paulo Autuori não vê diferença entre 4-2-3-1, implantado por Cuca, e o tradicional 4-4-2 e ressalta necessidade de ajustes na estrutura tática do Atlético
Redação - Superesportes
Publicação:
27/01/2014 08:01
Atualização:
26/01/2014 23:07
Depois da vitória do Atlético no jogo-treino contra Democrata de Sete Lagoas, nesse domingo, na Cidade do Galo, o técnico Paulo Autuori explicou como pretende trabalhar o esquema tático da equipe. O novo comandante reiterou que a intenção é manter o 4-2-3-1 implantado por Cuca, mas ressaltou que alguns no estilo de jogo são necessários.
“É uma questão lógica e de bom senso. Em uma equipe que joga junto há muito tempo, que conseguiu um excelente ano, com resultados ótimos, qual o objetivo de o técnico chegar e mudar tudo? Não tem que alterar nada. Temos que fazer alguns ajustes. Temos que fazer perguntas: em termo de conjunto, o que não foi bem na equipe? E vamos trabalhar em cima disso”, comentou.
Paulo Autuori descartou um possível esquema com três zagueiros por acreditar que é um estilo de jogo retrogrado. O treinador vê muita semelhança entre 4-4-2 com o atual 4-2-3-1 e revela que pretende adotar uma variação entre as duas estruturas táticas. Segundo Autuori, as mudanças, especialmente no meio-campo, serão essenciais para a equipe manter padrão mesmo em caso de desfalques.
“3-5-2, esquece. Eu não acredito nisso, não gosto. Acho que isso foi um dos grandes problemas para o estágio atual do futebol brasileiro. No fundo, o 4-2-3-1 é uma variação do 4-4-2. Você volta ao passado do futebol brasileiro, quando você tinha dois pontas, papeis que Tardelli e Fernandinho fazem no momento. O 4-2-3-1 é isso. O que vamos ter é uma variação. É o desenho do meio-campo na hora de jogar, mas dentro de uma estrutura de 4-4-2. Você joga com uma linha de quatro, um quadrado ou losango. Isso eu vou trabalhar, porque, quando perdemos um jogador, teremos outras opções”, explicou.

Nenhum comentário: