domingo, 15 de dezembro de 2013

Invasão alvinegra

Atleticanos começam a mudar o cenário de Marrakesh, onde o time estreia quarta-feira no Mundial de Clubes contra o Raja Casablanca. Organizadores esperam 10 mil brasileiros
Publicação:15/12/2013 08:08
Atualização:15/12/2013 08:11
Roger Dias
Enviado especial
Marrakesh – A distância geográfica ultrapassa 6 mil quilômetros. No entanto, o Marrocos se transformará gradativamente na terra dos atleticanos. De acordo com estimativas do Comitê Organizador Local da Fifa e do consulado brasileiro no país africano, a expectativa é de que haja uma invasão de até 10 mil atleticanos para acompanhar o time de Cuca no Mundial de Clubes. Aos poucos, eles vão ocupando os melhores hotéis, conhecendo os pontos turísticos e colorindo a exótica cidade com as cores preta e branca.
As primeiras caravanas começaram a desembarcar em Marrakesh na sexta-feira, vindas de voos com escala em Madri e Lisboa. Mas há torcedores que aproveitaram a época de férias para curtir não só as capitais espanhola e portuguesa, mas também Paris, Londres e Amsterdã.
Além de ver de perto o Galo numa grande competição – os jogos serão na quarta-feira e no sábado –, os alvinegros querem conhecer a cultura marroquina. “Aproveitaremos o guia disponível pela companhia aérea para fazer os passeios pela cidade. Conseguimos até nos comunicar com algumas palavras em francês”, festeja o contador Paulo César Pereira, de 47 anos, que chegou à cidade ontem à tarde ao lado de cerca de 100 torcedores. Ele conta que seu voo passou por momentos de turbulência entre São Paulo e Madri, porém celebra a ida à África pela primeira vez. “Tivemos problemas, mas tudo deu certo. Estaremos aqui para comemorar e ver o Galo campeão mundial no sábado”.
Com muitos brasileiros no Marrocos, a preocupação com a segurança será grande, sobretudo a partir de terça-feira, véspera da estreia do time, quando os esperados 10 mil atleticanos já devem estar em solo africano. Os anfitriões têm se esforçado para garantir a tranquilidade e sono dos brasileiros. Pelo menos 1,5 mil policiais estarão mobilizados para as partidas em Marrakesh. “Por natureza, o Marrocos é um país seguro, porque recebe turistas do mundo todo. É moderno, e seu povo adora brasileiros. Em todos os lugares, costumam gritar ‘samba, Ronaldinho’ e outras coisas”, afirma a cônsul honorária do Brasil em Marrakesh, Rita Ferreira, que tem sido uma das intermediárias na relação diária entre o Atlético e a Fifa.
GRANDES EVENTOS Marrakesh vem recebendo grandes eventos internacionais. Além do Mundial de Clubes da Fifa, a cidade foi sede, nesta semana, do Festival internacional de cinema, com astros como os atores norte-americanos Sharon Stone e Joaquin Phoenix, e do Congresso Internacional de Mulheres Empreendoras. Por isso, quase não há vagas nos hotéis mais luxuosos, como o Riad Mama, o Andaluz e o Morgador Menera, que estão na lista oficial da Fifa. Alguns turistas têm de se abrigar em pousadas mais baratas na Medina, a parte antiga, onde estão concentrados o comércio e a agitação da cidade.
A Fifa divulgou nesta semana um guia com informações importantes para as pessoas que vão ao Mundial. O folheto, escrito apenas em francês e árabe, traz um mapa da cidade, além de orientações diversas e proibições, como a consumo de bebidas alcoólicas em locais abertos. A restrição ocorre também em ambientes como as varandas dos cafés, a estação de trem e shoppings. “Os marroquinos estão muitos animados com a realização de uma competição de futebol dessa magnitude. Por isso, organizaram tudo da melhor forma. Mas é bom o brasileiro não abusar para que nada saia errado”, aconselha Rita.
PARA QUEM VAI
» Há proibição de consumo de álcool em lugares abertos, incluindo shoppings e varandas de cafés
» Evite andar pelas ruas com grande volume de dinheiro
» Respeite os costumes e os lugares sagrados marroquinos, como as mesquitas
» É proibido entrar no estádio com sinalizadores, foguetes ou bandeiras maiores de 4 metros
» Menores de 18 anos só podem ir ao estádio acompanhados dos pais ou responsáveis
» Mulheres devem evitar roupas transparentes ou muito curtas
» Agentes de trânsito, policiais e voluntários da Fifa auxiliam em caso de dúvidas

Nenhum comentário: