quinta-feira, 26 de dezembro de 2013


Cuca no Atlético: redenção no Nacional, glória na América e frustração no Mundial
Técnico fará jogo de despedida do Galo na disputa do 3º lugar do Mundial de Clubes
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:
19/12/2013 08:00
Atualização:
19/12/2013 17:13
A trajetória de Cuca no Atlético chegará ao fim neste sábado, diante do Guangzhou Evergrande, na disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes. Nessa quarta, o presidente Alexandre Kalil revelou que o técnico defenderá as cores do Shandong Luneng a partir de 2014. O treinador recebeu uma proposta milionária na Ásia, e a renovação de contrato com o Galo dava uma "brecha" em caso de ofertas do exterior.
Porém, se acumulou alegrias com o Galo, como na fuga do descenso em 2011, nos dois títulos mineiros, no vice-campeonato nacional e no título da Copa Libertadores, o treinador escreveu seu penúltimo capítulo com a frustração diante do Raja Casablanca, no Marrocos, com derrota por 3 a 1.
Nos dois anos e meio no Galo, Cuca acumulou 152 jogos no currículo, sem contar a próxima partida diante dos chineses. Sob o comando do técnico, o Atlético venceu 79 jogos, empatou 33 e perdeu 40 partidas. No total, o aproveitamento é de 59,2%.
Trajetória
Quando chegou ao Alvinegro, em 8 de agosto de 2011, Cuca teve que lutar contra a ameaça de rebaixamento no Brasileiro. O risco de queda era iminente, mas ele contribuiu para salvar o Galo da degola. Nem as seis derrotas consecutivas após a estreia foram suficientes para abalar a confiança da diretoria no treinador. A despedida da primeira temporada ainda contou com uma goleada para o arquirrival Cruzeiro, por 6 a 1, mas o prestígio do técnico continuou em alta com a cúpula atleticana
Os frutos da permanência de Cuca começaram a ser colhidos em 2012. Ele ajudou o Atlético a ser campeão mineiro invicto e levou o clube ao vice-campeonato nacional. Os méritos foram além da parte tática e da indicação de jogadores, como Ronaldinho Gaúcho e Leandro Donizete, e consistiram na manutenção de um ambiente positivo e de muita fé na Cidade do Galo.
No ano passado, a fama de azarado, pessimista e supersticioso foi apontada quando Atlético viu o título do Brasileiro escapar para o Fluminense, mas o técnico continuou convicto de que o bom trabalho renderia algo positivo. A resposta veio sete meses depois, mais precisamente no dia 24 de julho de 2013, quando o Atlético superou o Olimpia, no Mineirão, e confirmou o título da Copa Libertadores. Antes, ele já havia celebrado o segundo título estadual com o Alvinegro.
O percurso do Atlético na Libertadores foi repleto de desafios. Da primeira fase incontestável, a equipe
passou por sustos no mata-mata. Porém, São Paulo, Tijuana, Newell's Old Boys e o Rei de Copas não conseguiram tirar a taça das mãos do Galo. O feito coroou a busca de Cuca por um título de expressão. Até então, ele havia celebrado apenas estaduais.
Apesar da decepção com a eliminação precoce no Marrocos, o técnico deixa o Atlético com um saldo positivo, principalmente pela conquista da Copa Libertadores. Agora, os nomes especulados para a vaga comandante são encabeçados por Tite, Paulo Autuori, Levir Culpi e Ney Franco.

Nenhum comentário: