quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CHUTES CERTEIROS

Ronaldinho alcança média de um gol de falta a cada dez partidas pelo Atlético
Antes de primeiro gol do craque, Galo tinha jejum de sete meses sem marcar em faltas
Gustavo Andrade - Superesportes
Publicação:
23/12/2013 08:05
Atualização:
23/12/2013 12:29
Ronaldinho Gaúcho não conseguiu conduzir o Atlético ao título do Mundial de Clubes, mas marcou dois belos gols de falta no torneio. Antes das cobranças certeiras contra Raja Casablanca e Guangzhou Evergrande, o craque havia balançado as redes com esse mesmo recurso na última rodada do Brasileirão, diante do Vitória, em jogo que marcou sua volta aos gramados depois de mais de dois meses afastado por grave lesão muscular. A sequência na reta final desta temporada levou o camisa 10 à média de um gol de falta a cada dez partidas com a camisa alvinegra. São sete tentos em 70 partidas.
O aproveitamento de Ronaldinho no Atlético é superior ao de Rogério Ceni pelo São Paulo. O maior goleiro-artilheiro da história do futebol marcou 58 vezes em cobranças de falta em 1120 jogos, o que lhe dá a média de 0,05 tento por partida, contra 0,10 do craque do Galo. Já Juninho Pernambucano, segundo dados do próprio jogador, atingiu média 0,12 em sua passagem pelo Lyon, com 44 gols em 350 partidas. O atleta do Vasco anotou uma vez de falta a cada oito apresentações enquanto defendia o clube francês.
Contratado pelo Atlético em junho de 2012, Ronaldinho marcou seu primeiro gol de falta pelo clube quatro meses depois. O então camisa 49 aproveitou uma infração para balançar as redes do Figueirense em goleada por 6 a 0, no Independência, com cobrança por baixo da barreira. Aquele tento encerrou um jejum de mais de sete meses do Galo. A torcida não comemorava um gol de falta desde 26 de fevereiro, quando Mancini, hoje no Villa Nova, fez contra o Guarani, em Divinópolis, na vitória por 4 a 0 pelo Estadual.
O próprio Ronaldinho conviveu com jejum de gols de falta no Atlético. O segundo foi anotado dez meses depois. Em empate com o Botafogo, por 2 a 2, no Independência, o craque superou o goleiro Jefferson.
Pouco menos de um mês depois, o meia voltou a vencer duelo com outro arqueiro da Seleção Brasileira. Diego Cavalieri foi vazado duas vezes em cobranças de falta de Ronaldinho no empate entre Atlético e Fluminense, também por 2 a 2, no Independência.
O quinto gol de falta do camisa 10 pelo Atlético aconteceu depois de um dos períodos mais complicados de Ronaldinho no clube. Afastado por dois meses e meio por grave contusão muscular, ele retornou na última rodada do Brasileirão, contra o Vitória, em novo empate por 2 a 2, no Horto.
A primeira vez em que Ronaldinho balançou as redes fora do Independência numa cobrança de falta aconteceu na semifinal do Mundial. O meia marcou na derrota por 3 a 1 para o Raja Casablanca. Ele voltou a aproveitar uma infração na disputa de terceiro lugar, vencida pelo Galo por 3 a 2, contra o Guangzhou Evergrande.
Em 70 partidas disputadas pelo Atlético, Ronaldinho Gaúcho contabiliza 26 gols. Assim, os tentos anotados em cobranças de falta representam 27%.
Gols de falta de Ronaldinho pelo Atlético:
- Atlético 6 x 0 Figueirense, em 6 de outubro de 2012 - Brasileirão
- Atlético 2 x 2 Botafogo, em 7 de agosto de 2013 - Brasileirão
- Atlético 2 x 2 Fluminense, em 4 de setembro de 2013 - Brasileirão (dois gols de falta nesta partida)
- Atlético 2 x 2 Vitória, em 8 de dezembro de 2013 - Brasileirão
- Atlético 1 x 3 Raja Casablanca, em 18 de dezembro de 2013 - Mundial de Clubes
- Atlético 3 x 2 Guangzhou Evergrande, em 21 de dezembro de 2013 - Mundial de Clubes

Nenhum comentário: