quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MUDANÇA NO GALO

De Cuca para Autuori
Treinador, que enfrenta resistência da torcida, estava contratado antes da viagem para o Marrocos. jogo com chineses encerra era que marcou a maior conquista do Galo
Publicação:
21/12/2013 08:24
Roger Dias
Enviado especial ao Marrocos
A disputa do terceiro lugar no Mundial de Clubes contra o Guangzhou Evergrande, da China, às 14h30 (de Brasília), encerra a trajetória de dois anos e meio do técnico Cuca no Atlético e abre a de Paulo Autuori, de 57 anos, contratado por um ano. A confirmação foi feita pelo presidente Alexandre Kalil durante o treino de ontem, em Marrakesh. O dirigente afirmou que o acerto ocorreu antes de a equipe embarcar rumo ao Marrocos, defendendo que o escolhido se encaixa no perfil ideal: vencedor, experiente e com bagagem para administrar um grupo heterogêneo. O novo treinador, porém, não ganha um título de expressão desde 2005 e foi mal em seus últimos trabalhos no Brasil. Nas redes sociais, a maioria dos torcedores reagiu negativamente.
Cuca deixará o Galo e assumirá por três anos o Shandong Luneng, do atacante Vágner Love, com um salário equivalente a R$ 1,5 milhão mensal livre de impostos. Ele teria comunicado ao grupo sua saída em reunião no Hotel Selman nos dias que precederam a estreia com derrota na semifinal para o Raja Casablanca.
Sobre a escolha de Autuori – campeão da Libertadores de 1997 pelo Cruzeiro, de 2005 pelo São Paulo, além do Mundial no mesmo ano com o tricolor paulista, mas com sequência ruim no Grêmio, Vasco e São Paulo –, Kalil disse que foi fruto de uma avaliação coletiva: “Não foi uma escolha técnica. Ele tem currículo. Não fui lá e escolhi. Conversei com profissionais que trabalharam com ele.” Um deles é o preparador físico Carlinhos Neves, que atuou com o treinador em 2005.
De partida, Cuca se colocou à disposição para ajudar o contratado a se adaptar bem ao alvinegro: “Conheço o Autuori de alguns jogos em que atuei contra. As informações sobre ele são as melhores, pois é pessoa de grande caráter, grande experiência. Ele tem demonstrado isso nos clubes em que passou. No que ele precisar de mim, pode contar”. O paranaense deixa um legado de boas campanhas no Galo: bicampeonato mineiro (2012 e 2013), o título da Libertadores e o vice-campeonato brasileiro no ano passado.
O técnico sai com a convicção de que contribuiu para o resgate da confiança da torcida e para elevar o status do clube: “Sempre pus o Atlético à frente de tudo. Nesses dois anos e meio, fiz do clube minha casa, a Cidade do Galo, minha casa, a turma de lá, minha família. Foi o melhor lugar onde trabalhei, em tempo, qualidade e sentimento. Dei para o Atlético tudo que pude, desde minha fé até organização. Fizemos coisas boas com este grupo. Estou decepcionado com o jogo (derrota de 3 a 1 para o Raja Casablanca), mas não pode apagar tudo que fizemos em dois anos e meio”.
CONHECIDOS Do grupo alvinegro, o goleiro Victor, o lateral-esquerdo Richarlyson, o volante Josué e o atacante Diego Tardelli já trabalharam com Autuori. O camisa 1 exaltou o comandante, embora tenha sido sintético. “É um grande treinador, porque é inteligente e sabe montar uma equipe”, disse, para em seguida emendar: “Mas vamos pensar no jogo de amanhã (hoje) para terminar o ano com dignidade, mostrar ao torcedor que temos interesse. Apesar da derrota. Temos de fazer o melhor para conseguir essa terceira posição”.
Paulo Autuori ainda se reunirá com o presidente Kalil e o diretor de futebol Eduardo Maluf para definir as metas de trabalho, contratações e a equipe da comissão técnica para o ano que vem. Sua apresentação oficial será apenas em 12 de janeiro, quando a equipe volta de férias e começa os preparativos para o Campeonato Mineiro.

Nenhum comentário: