terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Casa cheia para reencontro e adeus
Atlético projeta Independência lotado com o retorno de Ronaldinho diante do Vitória. Partida de domingo marca também a despedida da equipe rumo ao Mundial de Clubes
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:
03/12/2013 08:12
Em contagem regressiva para o Mundial de Clubes, no Marrocos, o Atlético se prepara para o jogo festivo de despedida da Massa, domingo, contra o Vitória, às 17h, no Independência, pela rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro. Na manhã seguinte ao confronto, o alvinegro embarcará para Marrakesh, onde vai disputar pela primeira vez a competição mais importante de sua história. A previsão é de um Horto lotado.
A expectativa da cúpula alvinegra é de que o estádio receba o maior público desde a semifinal da Copa Libertadores, contra o argentino Newell’s Old Boys. Na ocasião, mais de 20 mil atleticanos foram ao estádio e comemoraram a dramática classificação para a decisão contra o Olimpia, do Paraguai. Motivação não vai faltar ao torcedor. Dois meses depois de sofrer lesão grave na coxa esquerda, o armador Ronaldinho Gaúcho vai, enfim, jogar. O alvinegro definirá hoje o esquema para venda de ingressos.
O camisa 10 foi confirmado por Cuca, técnico do Galo, depois do empate por 2 a 2 com o Fluminense na rodada passada do Nacional, no Rio de Janeiro. Servirá até mesmo para o craque ganhar um pouco de ritmo antes da estreia no Mundial, dia 18. O treinador só não promete que R10 permanecerá em campo a partida inteira. “Para o jogo vamos contar com ele, vamos ver com a fisiologia quanto tempo tenho para ele jogar, até pensando no Mundial, mas não se sabe se ele vai suportar os 90 minutos.”
Ronaldinho voltou a treinar com bola com o restante da equipe na quarta-feira. Fez apenas duas atividades com o grupo na Cidade do Galo desde então. Mas não se preocupa. Em entrevista ao site da Fifa, R10 assegurou que está preparado para o Mundial levando em consideração, especialmente, sua experiência internacional. “A gente procura falar das diferenças que existem de força, de intensidade, de estilo. Eu procuro, sempre que posso, falar disso. Eu, assim como o Gilberto Silva, Josué, o Jô... gente que jogou em campeonato inglês, alemão. São situações diferentes, e acho que ajuda falarmos um pouco sobre elas”, comentou o jogador, referindo-se às frequentes orientações aos companheiros a caminho do torneio.
O craque é importante trunfo de Cuca no caso de uma possível decisão contra o Bayern de Munique no Marrocos. Não só pela qualidade técnica e experiência. R10 conhece bem Pep Guardiola, técnico do rival, dos tempos de Barcelona. Guardiola comandava a equipe B do clube catalão à época. “Eu não sou muito de analisar futebol, mas o pouco que vejo percebo que já tem um pouco o estilo dele de toque, de triangulações em espaços curtos, de manter a posse de bola. Acho que isso já começa a se ver no Bayern, a equipe assimilou já aquilo de que ele gosta”, afirmou o armador ao site da entidade máxima do futebol.
Ronaldinho disse também que está bastante motivado para voltar e realizar a função de armador, à qual se adaptou bem no Galo. “É uma função que eu fiz quando era pequeno, quando comecei como profissional. Meu começo já foi nessa posição. Depois, quando cheguei ao Paris Saint-Germain foi que comecei a jogar mais aberto pelo lado esquerdo, assim como no Barcelona. Então, quando vim para o Atlético e o Cuca me explicou o que queria, o que imaginava para a equipe, eu disse que não teria problema nenhum. Porque eu adoro fazer essa função. É algo que fiz desde o começo. Então, juntou o útil ao agradável. Foi simples e objetivo.”
MAIS MOTIVAÇÃO Além de todos esses ingredientes, o Atlético pode se confirmar como o melhor mandante do Brasileiro. Se vencer, chega a 46 pontos (14 vitórias e quatro empates), superando o Cruzeiro, que fez 45. De qualquer forma, se despedirá com sua segunda melhor campanha na Série A nos últimos 10 anos, independentemente do resultado contra o Vitória. Batendo os baianos, somará 59 pontos. Apenas o vice-campeonato de 2012 foi superior, quando conquistou 72. No caso de um triunfo no domingo, o Galo pode também encerrar a temporada em quarto lugar, dependendo dos resultados dos confrontos Botafogo x Criciúma e Goiás x Santos.
5 RAZÕES PARA LOTAR O HORTO
» Volta de Ronaldinho Gaúcho
» Campanha alvinegra no returno
» Chance de superar o Cruzeiro como melhor mandante
» Possibilidade de o Galo assumir o quarto lugar
» Embalar o time rumo à disputa do Mundial

Nenhum comentário: