Fato de TV ter transferido Galo x São Paulo de domingo para dia 8 desagrada Dorival Júnior. Mas ele terá mais tempo para estudar o adversário
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:31/05/2011 07:00
Atualização:31/05/2011 11:38
Nada melhor que dois triunfos nas rodadas iniciais do Brasileiro para levantar a autoestima dos alvinegros. Depois de derrotar Atlético-PR e Avaí, o Atlético pôs fim ao tabu de quase 21 anos. Afinal, desde 1990, quando superou São Paulo e Fluminense, o Galo não vencia as duas primeiras partidas do Nacional. Agora, no entanto, será forçado a conter o embalo. Para atender aos interesses da emissora detentora dos direitos de transmissão, o confronto com o tricolor paulista, o outro invicto no campeonato, foi adiado para o dia 8, às 21h50, na Arena do Jacaré.
A parada obrigatória não agrada ao técnico Dorival Júnior, que tenta manter os jogadores concentrados durante o período exclusivo de treinamentos. Até porque o treinador já avisou que no Galo não há espaços para acomodação. Sobretudo, quando o assunto é reforço. “Quero jogador com apetite, jogador ainda com vida, que queira realmente chegar no Atlético e esteja disposto a sacrifício. Não quero jogador acomodado, que já esteja em uma situação que não se motiva e acha que deve ser titular a qualquer preço.”
O técnico espera que o time mantenha o bom rendimento e tenta conter a euforia dos jogadores e, principalmente, dos torcedores. “Foi mais uma boa vitória, mas nada além disso. Temos de continuar com tranquilidade e equilíbrio, até porque o campeonato é muito longo e muita coisa vai acontecer.”
Se a pausa forçada tem pontos negativos na opinião do treinador, a solução é tirar proveito dela. Observando por outro ângulo, o alvinegro terá tempo de sobra para estudar melhor o adversário, corrigir falhas, recuperar alguns jogadores e aprimorar o condicionamento físico de outros.
O armador Renan Oliveira, por exemplo, está em fase final de tratamento de uma entorse no joelho direito e, se tudo correr bem, pode ser opção para o treinador diante do tricolor. Outro que pode retornar é o lateral-esquerdo Guilherme Santos. O jogador, recuperado de um problema na coxa esquerda, foi relacionado para o último confronto, mas Dorival Júnior preferiu preservá-lo. Dessa forma, Leandro foi o titular.
A preocupação não é exclusiva do treinador. O atacante Guilherme, que está se readaptando ao futebol brasileiro, afirma que o Galo tem de compensar a pausa com muito trabalho. “O Brasileiro é uma competição longa e toda vitória tem de ser valorizada. Agora, o que precisamos é aproveitar essa pausa na tabela para corrigir alguns erros que cometemos e fazer com que o time mostre um entrosamento ainda melhor contra o São Paulo. Teremos poucas oportunidades de ter um período tão longo de treinamentos durante o campeonato e, por isso, temos de usar esse tempo da melhor forma possível.”
DISPUTA NO MEIO Guilherme deve ganhar mais alguns minutos em campo nas próximas partidas. Ele já provou muita qualidade, sobretudo no passe, e precisa somente de ritmo de jogo para engrenar de vez. O volante Dudu Cearense e o atacante Jônatas Obina também devem entrar nos planos de Dorival para o jogo contra o São Paulo. “O Dudu vem alcançando uma melhor condição. Agora teremos mais nove dias para o jogo seguinte e espero que já tenhamos o Dudu numa outra condição”, disse o técnico, que também terá Serginho, de volta de suspensão aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de expulsão no jogo contra o Prudente, pela Copa do Brasil.
A escalação de um deles, no entanto, vai depender do desempenho durante os treinamentos até a rodada seguinte. Afinal, a disputa no meio-campo está acirrada. Longe de ser o favorito até então, Toró foi o escolhido para completar o trio de volantes com Fillipe Soutto e Richarlyson nas duas partidas anteriores. Apesar de afoito em alguns lances, foi guerreiro, deu trabalho aos marcadores rivais e não decepcionou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário