terça-feira, 28 de junho de 2011

Sósia de Elano, zagueiro atleticano Sidimar já 'confundiu' até Luxemburgo28/06/2011 - 07h00


Meia Elano, do Santos e da seleção brasileira (f), é considerado referência pelo jovem zagueiro atleticano Sidimar, que já foi confundido com o campeão da Libertadores 2011 em um aeroporto

Sidimar reconhece semelhança com Elano e diz não se incomodar com brincadeiras
Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte
No ano passado, quando trabalhava no Atlético-MG, o técnico Vanderlei Luxemburgo dava seguidas instruções a Elano. Não se tratava, no entanto, do meia do Santos e seleção brasileira, e sim do zagueiro Sidimar, formado na base do alvinegro mineiro e integrante do elenco principal do clube.
“Não achava ruim. Acho até que isso prova a atenção que ele tinha comigo, me tratando como tratava os atletas mais experientes, com as mesmas brincadeiras. Importante é levar tudo na brincadeira, na esportiva”, revelou Sidimar, em entrevista ao UOL Esporte. Ele garante que não se incomoda com o fato de parecer fisicamente com Elano, bem mais conhecido e que disputou a Copa do Mundo da África do Sul.
Luxemburgo não perdia a oportunidade de brincar com Sidimar, que convive com gozações dentro e fora do futebol. Fora das quatro linhas, o zagueiro conta que no aeroporto, em uma das viagens com uma das seleções de base do Brasil, foi confundido por uma senhora, que chegou a pedir autógrafo para Sidimar, pensando ser o Elano.
“Já me confundiram algumas vezes. Em uma ocasião estava no Aeroporto, embarcando para o Japão. Na época estava servindo à Seleção e, por isso, estava com o uniforme de viagem. Uma senhora veio conversar comigo, perguntando se eu era “aquele moço do Brasil”. Mas problemas com isso eu nunca tive”, lembrou Sidimar, que vai completar 19anos em 9 de julho.
Mostrando bom humor, apesar de ser bastante tímido, Sidimar reconhece ser “parecido” com Elano. O zagueiro até mesmo se volta para uma ajudinha do atacante Neymar, que atua ao lado do meia no Santos e na seleção brasileira para comprovar as diferenças.
“Até que somos parecidos, mas não iguais. Depois pergunta para o Neymar, que já jogou com a gente, se ele concorda, é brincadeira. O Elano já é uma estrela do futebol mundial, eu estou começando. Mas, quem sabe, quando ele parar, não vão dizer a ele que ele é a cara do Sidimar”, observou o zagueiro.
Sidimar disputou o Mundial Sub 20 com a camisa do Brasil juntamente com Neymar, em 2009. Acostumado com as comparações com o jogador “mais famoso”, Sidimar afirma até já gostar de ser chamado como Elano. “Isso nunca foi um problema ou um fato com o qual eu tivesse que me preocupar, ou adaptar. Procuro levar tudo na brincadeira, como eu disse. É bacana no dia a dia, inclusive”, reconheceu.
Para o jovem zagueiro atleticano, a semelhança com Elano não entra em campo. “Acho que isso não interfere no meu trabalho dentro de campo. Essa semelhança é bacana, mas fora das quatro linhas, com os companheiros e a torcida brincando. Quando entro em campo, tudo é esquecido e o foco é ali, nos 90 minutos. Não acho que o fato de ser parecido com ele pode me render facilidades”, acrescentou Sidimar.
Mesmo atuando em posições diferentes, o jovem jogador atleticano considera que Elano é uma referência. “Por tudo que o cara já fez e conquistou na carreira é uma referência para a gente que está começando agora”, comentou Sidimar, que não teme ficar rotulado como o sósia de Elano.
“É lógico que quando estiver firmado entre os titulares do Galo, vou querer ser conhecido pelo meu trabalho e pelo meu nome”, acrescentou Sidimar, que subiu para o time principal do Atlético em 2010, mas disputou apenas seis jogos, com duas vitórias e quatro derrotas, contundindo-se com gravidade.
Em recuperação de lesão
Cotado como um dos melhores zagueiros já revelados pela base do Atlético, Sidimar se recupera de uma cirurgia no joelho direito. O defensor sofreu ruptura no ligamento cruzado ainda no começo da temporada, quando realizava a pré-temporada junto com o elenco principal.
Cinco meses após a cirurgia, o zagueiro já iniciou os treinos físicos e prepara seu retorno aos gramados, o que ele espera aconteça em julho. “Minha recuperação está excelente, graças a Deus. Venho trabalhando com muito empenho desde a cirurgia e a expectativa dos médicos aqui no Galo é para que eu volte aos gramados um mês antes do previsto para esse tipo de lesão. Estou bastante feliz e confiante”, explicou Sidimar.
Observado por Dorival Júnior, o zagueiro espera retomar o seu lugar no elenco alvinegro, apesar da forte concorrência. Para a defesa, Sidimar terá de vencer a disputa com Réver e Leonardo Silva, titulares imediatos, Werley e Lima, os reservas e Luiz Eduardo, que foi contratado logo após a lesão do jovem jogador, mas que ainda não teve nenhuma oportunidade.

Nenhum comentário: