domingo, 26 de junho de 2011

Duplo desafio

Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:25/06/2011 07:00
Sem vencer há quase um mês, o Atlético tenta pôr fim a dois jejuns hoje, no clássico nacional com o Flamengo, às 18h30, no Engenhão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de empatar com Bahia (1 a 1) e Atlético-GO (2 a 2), o alvinegro saiu da zona de classificação para a Copa Libertadores e, para não se afastar ainda mais dos quatro primeiros colocados, a vitória no estádio em que jamais ganhou (seis derrotas desde 2007) é mais do que necessária.
Para isso, Dorival Júnior espera que as chances de gol sejam convertidas. O Galo é um dos times que mais finalizam na competição, mas o aproveitamento está longe do desejado. Para manter a qualidade na armação, o técnico mantém Daniel Carvalho. Bastante criticado no início do ano e pouco usado devido às contusões, o armador parece ter entrado em boa fase. “Estou me sentindo bem e tranquilo. Teoricamente, não estava programado para atuar os 90 minutos no último jogo. Senti depois um pouco de dor no corpo, mas quero aproveitar a oportunidade e ter uma boa sequência para ajudar o Galo neste Brasileiro.”
Recuperados de contusão, Patric retorna à lateral-direita e Guilherme Santos à esquerda. O atacante Guilherme também volta a ser titular, ao lado de Magno Alves. Já o volante Dudu Cearense é pela primeira vez escalado desde o início. Dorival Júnior mantém mistério em uma posição no meio-campo. Com virose, Giovanni Augusto só treinou ontem entre os titulares, foi relacionado para a partida, mas deve ficar no banco. Toró, que participou de todas as atividades, é o mais cotado para começar, no primeiro jogo contra o ex-time.
O volante conhece como poucos a torcida rubro-negra. “O torcedor cobra bastante do time quando ele não corresponde em um curto prazo. Temos de tirar proveito neste momento. Mas será bastante difícil e precisaremos de muita concentração para ganhar.”
Dorival Júnior discorda em parte, mas também pede o máximo de atenção. “O Flamengo não vive momento tão ruim. Claro que há um desequilíbrio em termos de tabela e internamente, mas os problemas são todos solucionáveis. Não sei se isso interfere mesmo dentro de campo, porque os jogadores são bastante conscientes do que precisam fazer.” Independentemente de quem for titular, o técnico cobra a mesma qualidade dos últimos jogos. “Se o meio-campo será ou não mais agressivo, não importa. Tudo depende muito mais da responsabilidade de cada um no auxílio ao companheiro.”
Pesar
O Atlético decretou ontem luto oficial de três dias pela morte do conselheiro e grande-benemérito José Nepomuceno, pai do vice-presidente Daniel Nepomuceno.
Triplo incentivo
De férias em Belo Horizonte, o volante Rafael Miranda (segundo à esquerda) e o armador Tchô (centro) foram rever os amigos ontem, na Cidade do Galo, entre eles o atacante Diego Tardelli, liberado pelo russo Anzhi para se recuperar de contusão no CT alvinegro. Eles foram dar uma força ao time de Dorival Júnior para o jogo contra o Flamengo. Os dois primeiros, hoje no português Marítimo, têm boas lembranças de duelos com o rubro-negro: estavam presentes na última vitória atleticana sobre o time carioca no Rio (3 a 0, em 8/10//2008, pelo returno do Brasileiro, no Maracanã).

Nenhum comentário: