domingo, 26 de junho de 2011

Um tremendo pé-quente

Renan Oliveira deve ser titular contra o Flamengo, o qual enfrentou e venceu duas vezes, marcando três gols
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:23/06/2011 07:00
Ele vive uma relação de amor e ódio com a massa alvinegra. Muito técnico, está longe de ser o guerreiro que a torcida gosta, mas sempre esteve em alta com Dorival Júnior. Completamente recuperado de contusão no joelho, o armador Renan Oliveira é importante trunfo do treinador no Engenhão, sábado, diante do Flamengo, contra quem sempre se deu bem.
Renan Oliveira enfrentou o Flamengo duas vezes e marcou gols. Em confronto do returno do Campeonato Brasileiro de 2008, fez um na goleada por 3 a 0, no Maracanã. Ano passado, também pelo returno, só que na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, ele balançou a rede rubro-negra duas vezes na goleada por 4 a 1. A partida significou o reencontro do armador com o técnico Vanderlei Luxemburgo, que o cortara da equipe quando comandava o alvinegro. O jogador acabou emprestado ao Vitória e retornou a pedido de Dorival Júnior no fim da temporada. “Já tive a oportunidade de fazer bons jogos contra o Flamengo. Espero repetir essas boas atuações. É muito importante chegar bem contra eles”, comenta Renan Oliveira, que treinou, ontem, entre os titulares no primeiro trabalho tático na Cidade do Galo.
Ele espera retomar a posição no meio-campo depois de quatro meses parado por causa da lesão. Na rodada passada, no empate por dois gols com o Atlético-GO, ele entrou no decorrer da partida e marcou uma vez. “Esse jogo contra o Flamengo será muito importante, fundamental para encostarmos no grupo que está à frente no Campeonato Brasileiro”, destaca.
Se for confirmado por Dorival, Renan Oliveira assumirá a vaga de Giovanni Augusto, que caiu de produção nas últimas partidas. Mas o armador torce pelo sucesso do companheiro: “Todo jogador entra em campo para fazer o seu melhor. Infelizmente, tem jogo que não dá para corresponder às expectativas. O Giovanni começou muito bem no Campeonato Mineiro e no início do Brasileiro, mas está passando por uma fase ruim. Com certeza, ele vai recuperar seu bom futebol e ajudar o Atlético no decorrer do campeonato”.
Aproveitar a chance
Outro que deve compor o setor é o volante Dudu Cearense. Ele também foi titular no treino de ontem e está confiante num triunfo atleticano no confronto com o time carioca. Mas recomenda cuidado. Sobretudo com Ronaldinho Gaúcho, de quem foi companheiro na Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações de 2001, no Japão. “Já estive com Ronaldinho na Seleção Brasileira, foi grandioso para a minha carreira, ele estava no auge. É um jogador perigoso, que pode ser um diferencial com a bola no pé.”
Se confirmado, ele será titular pela primeira vez e assegura entrosamento com o grupo. “Estava há mais de dois meses trabalhando forte, agora tenho de aproveitar a oportunidade da melhor maneira possível para o time vencer. Sempre entrei em momentos adversos e consegui fazer alguma coisa para ajudar a equipe. Isso é bom, porque dá confiança. Agora, é aproveitar a chance de iniciar uma partida.”
O jogador descarta a má fase do time de Vanderlei Luxemburgo, que só venceu uma partida no campeonato. Para ele, a situação é ilusória. “O Flamengo é uma equipe fortíssima e essa situação pode nos ser traiçoeira. Eles vão querer passar por cima da gente porque precisam vencer. E, como jogam em casa, têm essa obrigação. Temos de nos preocupar com o nosso futebol.”
Daniel Carvalho e Serginho completaram o meio-campo na primeira parte da atividade. Depois, Wendel entrou na vaga do primeiro e o lateral-esquerdo Guilherme Santos treinou na vaga de Leandro. O atacante Guilherme formou dupla de frente com Magno Alves e Mancini trabalhou com o reservas. Já o zagueiro Leonardo Silva foi poupado por causa de problemas intestinais. Werley compôs o setor com Réver. O lateral-direito Patric, recuperado de estiramento na coxa, foi liberado pelos médicos para iniciar as atividades com bola.
Que fim levou
Fora dos planos do técnico Dorival Júnior, o zagueiro Welton Felipe já tem destino definido. O defensor, que há mais de um mês treinava na Cidade do Galo, é o novo reforço do Avaí. Foi emprestado ao time catarinense para o restante da temporada do Campeonato Brasileiro. Ele estava no futebol chinês desde o começo do ano, mas como não foram cumpridas as obrigações com o jogador e o alvinegro, Welton rescindiu o compromisso e retornou a Belo Horizonte.

Nenhum comentário: