segunda-feira, 19 de julho de 2010

Galo sem vitória longe de casa

Time mineiro sofre o quarto insucesso em quatro jogos fora da Grande BH. Erros do ataque, que não contou com Tardelli, foram decisivos na derrota para o Corinthians

Estado De Minas

Publicação:19/07/2010 07:00


O Atlético continua um visitante “bonzinho” no Brasileiro. Jogando ontem no Pacaembu, o alvinegro mineiro perdeu por 1 a 0 para o Corinthians. Foi a quarta derrota em quatro jogos fora de casa na competição, o que contribui, e muito, para a campanha ruim – são apenas três vitórias em nove jogos .
Se contra o lanterna Atlético-GO, no meio da semana passada, em Sete Lagoas, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo jogou o suficiente para retomar a disputa do Nacional com vitória, contra o Timão acabou cometendo erros fatais, principalmente no ataque, desperdiçando muitas chances. Já a equipe paulista, mesmo sem jogar bem, conquistou a sexta vitória, mantendo a invencibilidade e se tornando líder isolado do torneio, já que o Ceará foi derrotado por 2 a 1 para o Internacional, justamente o próximo adversário do Galo, novamente na Arena do Jacaré.
A expectativa é que os atleticanos consigam a reabilitação. A tarefa, porém, não será fácil, pois se terá a volta do artilheiro Diego Tardelli, que cumpriu suspensão, ontem, por ter recebido três cartões amarelos, não poderá contar com o zagueiro Werley nem com o lateral-esquerdo Leandro, suspensos pelo mesmo motivo.
Na zaga, Cáceres e Lima brigam para atuar ao lado de Jairo Campos. Já no lado canhoto, o mais provável é que Fernandinho, que estreou ontem, entrando no segundo tempo, faça a primeira partida como titular.
Contra os goianienses, Luxemburgo optou por atuar com três atacantes. Ontem, sem Tardelli, porém, apostou no 4-4-2. Independente do esquema, o que precisa melhorar é a pontaria do Galo, que perdeu boas chances contra o Corinthians, o que acabou sendo fatal.
Por esses erros, ficou a impressão de que o alvinegro mineiro pudesse ter deixado o Pacaembu pelo menos com o empate. Mas as coisas poderiam ter sido bem diferentes, pois logo com 1min, Werley disputou bola de forma imprudente com Dentinho e o árbitro marcou pênalti. Para sorte dos atleticanos, Chicão cobrou para fora.
Passado o susto, o Galo até tentou equilibrar as ações, mas o que se viu foi o Timão melhor, tendo mais posse de bola e encurralando o adversário. Porém, faltou contundência aos paulistas.
Mesmo sem jogar bem e sendo dominado, o Atlético quase abriu o marcador aos 46min. Leandro cruzou da esquerda e Neto Berola, mesmo errando o cabeceio, bateu com o quadril na bola e acertou o travessão.
SEGUNDO TEMPO As duas equipes voltaram mudadas para a etapa final. Na mineira, Fabiano substituiu o também volante João Pedro. Já no time paulista, a novidade foi a entrada de Jorge Henrique no lugar do experiente Iarley. Se a mexida de Luxemburgo fez pouco efeito, a de Mano Menezes renovou o ânimo corintiano. Mas, apesar do domínio territorial, a equipe da casa seguiu desperdiçando chances, além de ter dado mais espaço ao adversário.
O Galo, porém, repetiu os erros da primeira etapa, valorizando pouco a posse de bola e se precipitando na armação das jogadas. Nem mesmo a entrada de Diego Souza no lugar do atacante Neto Berola alterou o panorama.
Quando parecia que o jogo terminaria sem gols, o Corinthians conseguiu marcar. Bruno César recebeu na entrada da área pela direita, carregou para o meio e chutou. A bola bateu em Jairo Campos e ‘matou’ Fábio Costa, que caiu para direita, enquanto a bola entrou no meio do gol.
Apesar da valentia demonstrada, o Galo não conseguiu mudar a vantagem corintiana. “A equipe jogou com propriedade, não teve medo de encarar o Corinthians em São Paulo. Perdemos no detalhe, jogando de igual para igual com o líder do campeonato”, argumentou Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário: