sábado, 31 de julho de 2010

Luxemburgo e Cuca têm histórico de confrontos contra rivais do clássico Atualizado em 31/07/2010 10h25

Vanderlei Luxemburgo tem histórico de equilíbrio
contra o Cruzeiro (Foto: Reprodução)
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5500267763989266706" />

Cuca pretende manter escrita contra o Atlético-MG
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5500267370200373554" />


Galo é freguês de Cuca, e Luxemburgo leva a melhor contra o Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Cuca buscarão a primeira vitória no clássico mineiro deste domingo. Com o treinador cruzeirense não poderia ser diferente, já que ele é estreante no duelo. Entretanto, quando ainda comandava outras equipes, seu histórico contra o Atlético-MG é de grande vantagem. Em relação ao comandante alvinegro, no entanto, a situação é bem diferente. Luxemburgo é bem mais experiente e já venceu o clássico quando treinava o Cruzeiro. Porém, quando o treinador enfrentou o time azul, mesmo treinando outros times, o equilíbrio sempre existiu.
Cuca x Atlético-MG
O técnico Cuca tem ampla vantagem no retrospecto contra o Atlético-MG. Das 13 vezes em que enfrentou o Galo, quando ainda dirigia outras equipes, saiu vitorioso em oito. O treinador cruzeirense perdeu apenas duas vezes e empatou em outras três oportunidades.
O primeiro confronto foi em 2002, quando ainda era técnico do Criciúma. O time do atual treinador do Cruzeiro venceu por 2 a 1, em partida válida pela Copa Sul-Minas.
O ponto alto do confronto entre Cuca e Atlético-MG foi no período em que o treinador comandou o Botafogo. Entre 2006 e 2008, Cuca ficou seis partidas sem perder para o time mineiro. Com quatro vitórias e dois empates, eliminou o Atlético-MG da Copa do Brasil por dois anos seguidos. Uma dessas vitórias gerou muita reclamação pelo lado atleticano. Na época, os mineiros reclamaram de um pênalti não marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon, no jogo de volta, no Maracanã, em 2007.
Luxemburgo x Cruzeiro
O treinador do Galo leva pequena vantagem na história do confronto com o Cruzeiro. Desde 1983, quando iniciou a carreira de técnico de futebol, Luxemburgo enfrentou a Raposa por 34 vezes em jogos oficiais. Foram 13 vitórias, 12 derrotas e nove empates.
A primeira vez que Luxa – do banco de reservas – enfrentou o Cruzeiro foi comandando um time mineiro. Em 1985, o atual técnico do Galo dirigia o Democrata de Governador Valadares. Em partida válida pelo Campeonato Mineiro, Luxemburgo foi derrotado por 2 a 0.
Confrontos memoráveis entre equipes comandadas por Luxemburgo e o Cruzeiro não faltam. Em 1996, quando era técnico do Palmeiras, Luxemburgo enfrentou os mineiros na final da Copa do Brasil. Novamente, o time da Toca levou a melhor. Os mineiros levantaram a taça após empatar em 1 a 1, no Mineirão, e vencer por 2 a 1, no Palestra Itália.
O troco veio em 1998. Luxemburgo era o técnico do Corinthians e fez a final do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro. Após dois empates – um em Belo Horizonte e outro em São Paulo –, a decisão foi para a terceira partida. Com a vitória por 2 a 0, Luxemburgo faturou o terceiro título nacional.

Nenhum comentário: