Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:02/06/2011 17:45
Atualização:02/06/2011 17:47
Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes, a defesa do Atlético tem sido um dos pontos fracos do time, comprometendo as campanhas alvinegras. Um sistema defensivo consolidado é um passo importante para uma equipe terminar entre os primeiros colocados, haja vista o retrospecto recente da competição. Nos últimos cinco anos, os donos das melhores retaguardas são também os detentores da taça e de boa parte das vagas na Copa Libertadores.
Mudar o rendimento do setor é um dos desafios do Galo, que tenta, depois de quatro décadas, festejar novamente o título brasileiro ou, depois de 11 anos, voltar a disputar a Libertadores.
Em 2006, quando o Alvinegro não participou da Série A, o São Paulo, campeão dessa edição, foi também o time que levou menos gols. Duas equipes terminaram empatadas com a segunda meta menos vazada e asseguraram vaga na Libertadores. A quarta melhor defesa também garantiu classificação ao torneio continental.
No ano seguinte, novamente, o São Paulo terminou com o troféu e com o melhor sistema defensivo. A segunda e a quinta defesas menos vazadas foram à Libertadores. O Atlético, que conseguiu apenas vaga na Copa Sul-Americana, teve a 10ª pior defesa da competição.
Em 2008, as quatro equipes com o melhor sistema defensivo abocanharam todas as vagas para a Libertadores. O tricampeão São Paulo teve a segunda defesa menos vazada. O Galo, que lutou contra a ameaça de queda, terminou com a quinta meta mais superada pelos adversários.
Na temporada 2009, o clube que levou a taça, o Flamengo, contou com a segunda defesa mais segura, ao lado de outro classificado à Libertadores. O melhor setor defensivo dessa edição também foi ao torneio sul-americano do ano seguinte. Já o Atlético – que fez boa campanha na maior parte do campeonato, mas caiu bruscamente de rendimento na reta final –, foi dono da nona pior defesa.
No ano passado, mais uma vez, o campeão teve o sistema defensivo com melhor desempenho, desta vez, o Fluminense. A segunda e terceira melhores defesas garantiram classificação à Copa Libertadores. O Galo, que escapou do rebaixamento na penúltima rodada, terminou com a segunda defesa que mais sofreu gols.
As melhores defesas dos últimos Brasileiros e suas conquistas
2006
Melhor defesa: São Paulo - campeão
2ª melhor defesa: Inter e Santos - vagas na Libertadores
4ª melhor defesa: Grêmio - vaga na Libertadores
Atlético: disputou a Série B
2007
Melhor defesa: São Paulo - campeão
2ª e 5ª melhores defesas: Fluminense e Santos - vagas na Libertadores
Atlético: 8ª colocação / 10ª pior defesa
2008
Melhor defesa: Grêmio - vaga na Libertadores
2ª melhor defesa: São Paulo - campeão
3ª e 4ª melhores defesas: Cruzeiro e Palmeiras - vagas na Libertadores
Atlético: 12ª colocação / 5ª pior defesa
2009
Melhor defesa: São Paulo - vaga na Libertadores
2ª melhor defesa: Flamengo - campeão
2ª melhor defesa: Internacional - vaga na Libertadores
Atlético: 7ª colocação / 9ª pior defesa
2010
Melhor defesa: Fluminense - campeão
2ª e 3ª melhores defesas: Cruzeiro e Corinthians - vagas na Libertadores
Atlético: 13ª colocação / 2ª pior defesa
Acompanhe também o Superesportes pelo Twitter
Leia mais sobre o assunto ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário