terça-feira, 3 de novembro de 2009

Galo tropeça no lanterna e vê líder se distanciar (29/10)




Rodrigo Fonseca - Portal Uai




Derrota para o Fluminense no Rio, por 2 a 1, deixou time em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Diferença para o líder volta a ser de quatro pontos


De um lado, o sonho do Atlético pelo título. Do outro, o desespero do Fluminense para fugir do rebaixamento. Melhor para o lanterna do Campeonato Brasileiro que impôs uma derrota por 2 a 1 ao Galo nesta quinta-feira à noite no Maracanã.
A queda atleticana aliada às vitórias de São Paulo e Palmeiras significou a perda da segunda colocação para o Tricolor Paulista e o distanciamento para o Alviverde, líder da competição. Agora, o Atlético soma 53 pontos, contra 55 do São Paulo e 57 do Palmeiras. A busca da reação será no domingo. O Galo vai a Goiânia encarar o Goiás.
Para o Fluminense, o triunfo significou sobrevida na luta contra o rebaixamento. Chegou aos 30 pontos. Está a cinco do primeiro time fora da zona da degola.
O Jogo
A pressão sobre os times, provocada por alvos tão distintos nesta reta final de competição, parece ter atingido o emocional dos jogadores. Foi uma partida nervosa, cheia de erros, principalmente do lado mineiro. O Atlético esteve longe da determinação apresentada em jogos anteriores. A defesa passou muitos sustos. Pagou caro em duas oportunidades.
Marino Azevedo/Photocamera
A grande dificuldade do Galo foi o bloqueio feito pelo Fluminense frente à sua área. Pelo meio-campo, não havia espaço, nem inspiração dos armadores. Pelas laterais, faltou presença maior de Carlos Alberto e Thiago Feltri. Apenas um vez, funcionou. Aos 13 minutos, Correa devolveu de calcanhar para Carlos Alberto, que rolou para Tardelli bater prensando.
O Fluminense também pouco incomodava. Mas alcançou o objetivo. Aos 32 minutos, Maicon cruzou da esquerda na área e a bola bateu na mão do zagueiro Jorge Luiz. O árbitro marcou pênalti. Fred cobrou e fez 1 a 0.
A esperança atleticana era acertar o time no intervalo. Mas com menos de um minuto, ganhou novo obstáculo. A defesa voltou a vacilar e a bola ficou com Conca, que escolheu o canto e ampliou: 2 a 0.
O Galo até reagiu rápido a esse lance. Aos sete minutos, após o escanteio, o goleiro cortou mal e o artilheiro Diego Tardelli completou para as redes: 2 a 1.
Para aumentar a força ofensiva do time, o técnico Celso Roth sacou o volante Márcio Araújo para a entrada de Marques. Porém, o Atlético não conseguiu criar boas jogadas. Aos 30, então, Roth tirou Ricardinho e colocou em campo Evandro. O Galo continuou sem criatividade no meio-campo.
Quem quase marcou foi o Fluminense. Aos 28 minutos, Mariano cruzou e Fred cabeceou para a grande defesa de Carini. Cinco minutos depois, novamente Fred. Desta vez, ele dominou e bateu forte. Novamente, o goleiro uruguaio salvou o Galo. Para completar sua atuação ruim, o zagueiro Jorge Luiz foi expulso aos 37 minutos, após receber o segundo amarelo.
O Atlético ainda lamentou um lance aos 43 minutos. Depois do bate-rebate, a bola sobrou para Éder Luís na cara do gol. O atacante furou. Final: 2 a 1.
Veja os gols

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE
2 X 1
ATLÉTICO
Escalações
Rafael; Mariano, Gum, Dalton e Dieguinho; Diogo, Diguinho, Equi González (Tartá) e Darío Conca; Maicon (Roni) e Fred (Urrutia)
Carini; Carlos Alberto, Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Jonílson, Corrêa, Márcio Araújo (Marques) e Ricardinho (Evandro); Éder Luis e Diego Tardelli (Benítez)
Técnicos
Cuca
Celso Roth
Gols
Fred, 33min 1ºT Conca, 53 seg 2ºT
Tardelli, 7min 2ºT
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO) Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS) Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário: