segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atlético perde e sonho da Libertadores acaba (29/11)

Rodrigo Fonseca - Portal Uai
Vagner Love marcou o terceiro gol palmeirense no estádio Palestra Itália

Equipe sofre a 4ª derrota seguida - 3 x 1 para o Palmeiras - e, depois do título, vê chances de ir ao torneio continental chegar ao fim

Assim como a taça do Brasileirão, a vaga na Copa Libertadores não passou de um sonho para o torcedor do Atlético. Depois de liberar a competição por oito rodadas - todas no primeiro turno - e ocupar um lugar no chamado G-4 por 24 oportunidades, o Galo pagou caro pela queda de rendimento na reta final do campeonato. Neste domingo, no Palestra Itália, em partida válida pela penúltima rodada, o Alvinegro sofreu a quarta derrota seguida: 3 a 1 para o Palmeiras, concorrente direto na briga pela classificação à Libertadores.
Enquanto o Verdão, agora terceiro colocado, segue firme na disputa pela vaga, e até mesmo pelo título, o Atlético não tem mais chance de chegar ao G-4 na rodada final, tendo de se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana em 2010. Com a derrota, o Galo foi ultrapassado pelo arquirrival Cruzeiro, caindo para a sexta colocação, com 56 pontos. O quarto colocado é o São Paulo, que já soma 62 pontos. Na última rodada, os mineiros se despedem da competição enfrentando o Corinthians, domingo que vem, no Mineirão.
O Jogo
A briga direta pela vaga foi em ritmo alucinante, o que parece ter surpreendido os jogadores do Atlético, apesar de todo o alerta feito pelo técnico Celso Roth durante a semana, que resultou ainda nas saídas de Ricardinho e Correa para as entradas de Evandro e Renan. Mudanças que deveriam melhorar a marcação, mas não surtiram esse efeito.
Mais uma vez, o time levou gol nos minutos iniciais, ou melhor, desta vez foi no primeiro minuto. Deyvid Sacconi foi à linha de fundo e cruzou. A zaga não cortou e Cleiton Xavier completou para as redes: 1 a 0.
Mesmo cometendo vacilos na defesa, o Galo criou bons momentos no ataque. Poderia ter empatado logo aos quatro minutos, quando Diego Tardelli tocou para Carlos Alberto, que invadiu a área, mas bateu para fora, rente à trave.
Aos 12, Tardelli trocou a função de ‘garçon’ pela a que melhor executa. Éder Luís fez lançamento preciso na área para o artilheiro, que bateu na saída de Marcos e empatou o jogo.
Era tudo que o Atlético precisava. Mas, quatro minutos depois, aconteceu tudo que o time não queria: outro vacilo que custou caro. Desta vez, Éder Luís recuou na fogueira para o goleiro Carini, que dividiu com Vagner Love. Na sobra, Diego Souza, do meio-campo, pegou de primeira e fez um belo gol por cobertura: 2 a 1.
O Galo voltou a correr atrás. Não conseguiu organizar boas jogadas. Só levou perigo em chutes de fora da área. Tardelli tentou duas vezes. Uma bateu na trave e saiu pela linha de fundo. A outra, Marcos espalmou. No final da etapa, outro branco na defesa atleticana. Outro gol palmeirense, marcado por Vagner Love, que recebeu livre na área e tocou na saída de Carini, aos 45 minutos.
O Atlético voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Celso Roth sacou o atacante Éder Luís e o volante Márcio Araújo e mandou a campo os meias Ricardinho e Correa. A equipe não conseguiu reagir. Foi uma melancólica etapa final para o Alvinegro.
Aos 16 minutos, Roth queimou a terceira e última alteração: o lateral Thiago Feltri pelo atacante Rentería. O Galo teve uma boa oportunidade, aos 24 minutos, numa jogada individual de Carlos Alberto. Mas Marcos defendeu. Com boa vantagem, restou ao Palmeiras cadenciar o jogo à espera do apito final. Carlos Alberto ainda foi expulso aos 46 minutos.


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS
3 X 1
ATLÉTICO
Escalações
Marcos; Figueroa, Maurício Ramos (Marcão), Danilo e Wendel; Edmílson, Sandro Silva, Deyvid Sacconi e Cleiton Xavier (Souza); Diego Souza (Ortigoza) e Vagner Love
Carini; Carlos Alberto, Werley, Benítez e Thiago Feltri (Rentería); Jonílson, Renan, Márcio Araújo (Correa) e Evandro; Diego Tardelli e Éder Luís (Ricardinho)
Técnicos
Muricy Ramalho
Celso Roth
Gols
Cleiton Xavier, 1min 1ºTDiego Souza, 16min 1ºTVagner Love, 45min 1ºT
Tardelli, 12min 1ºT
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP) Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF) Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Enio Ferreira de Carvalho (DF) Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário: