quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Para aliviar decepção (26/11)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Depois de não aproveitar as chances que teve de estar em posição melhor, alvinegro considera questão de honra conquistar a vaga na Libertadores

Líder do Campeonato Brasileiro por oito rodadas, o Atlético apresentou desempenho irregular na competição e chega à penúltima rodada com chances remotíssimas de título, que era o grande sonho de todos no clube. Assim, conquistar vaga na Copa Libertadores de 2010 se tornou, mais que grande objetivo, questão de honra entre os alvinegros.
Para isso, o Galo precisa vencer os dois jogos que lhe faltam, contra Palmeiras, domingo, no Parque Antártica, e Corinthians, dia 6, no Mineirão, além de torcer para que o Cruzeiro, caso também triunfe em seus dois compromissos restantes, não o ultrapasse no saldo de gols – atualmente a vantagem atleticana é de 4 a 1. “A equipe fez um bom campeonato e em nenhum momento deixou de correr. Claro que estamos vindo de resultados ruins, mas nosso grupo é vencedor e vai tentar, nestes dois jogos que faltam, sair com a vitória para alcançar ao menos a Copa Libertadores”, declarou o volante Correa.
Ele acredita que a partida de domingo será bastante franca, pois o Palmeiras também precisa vencer, e quer que o Atlético aproveite isso para conquistar o resultado. Afinal, quem somar três pontos “dará importante passo para conquistar a vaga”.
Para chegar à vitória, os mineiros vão tentar explorar os espaços deixados pelo adversário, coisa que não ocorreu contra o Internacional, domingo, no Mineirão, quando sofreu gol no começo da partida e não conseguiu romper a retranca gaúcha. Para isso, nada melhor que a velocidade dos atacantes Éder Luís e Diego Tardelli, que juntos marcaram 30 dos 54 gols do time neste Brasileiro, ou 55,5%.
“Vamos procurar aproveitar que o Palmeiras deverá sair para o jogo para usar nossas características. Será mais um jogo difícil, mas estamos precisando da vitória e vamos lá para conquistá-la”, disse Éder Luís.
Ele tem motivos para estar otimista, pois tem bom retrospecto contra o alviverde paulista, tendo marcado gol nos quatro jogos que fez com a camisa alvinegra contra o adversário de domingo. Mesmo considerando que isso não passa de coincidência, espera voltar a marcar, ajudando o Galo a conquistar mais três e importantes pontos no Nacional.
Chateado com as três derrotas consecutivas, que praticamente alijaram o alvinegro da briga pelo título, o atacante só pensa em conquistar a vaga na Libertadores. “Pelo que fizemos no Brasileiro, foi criada uma grande expectativa. Vamos tentar esta vaga, um objetivo muito difícil, só com grandes clubes na disputa, e, se conseguirmos, vamos comemorar muito.”Para recolocar o Galo na competição continental, o técnico Celso Roth tem contado com o esforço de todos. O experiente atacante Marques, por exemplo, voltou a treinar ontem no gramado, depois de quase um mês tratando estiramento muscular na coxa direita, sofrida na derrota para o Fluminense, em 29 de outubro, no Maracanã.
Vontade de ajudar
O jogador ainda não sabe se estará à disposição para encarar o Palmeiras, mas mostra muita vontade de ajudar. “Prefiro esperar os treinos da semana para saber das minhas reais condições e também sobre o que pensa o Celso Roth. O importante é todos procurarem contribuir, vamos canalizar forças para atingir o objetivo, que é vencer estas duas partidas”, declarou Marques, para quem a vaga na Libertadores permitiria aos atleticanos encerrar a temporada felizes.
Experiente, ele sabe o quão importante é a classificação para a competição continental. Além de vantajoso financeiramente, o torneio dá prestígio aos clubes que dele participam, fazendo a marca ficar mais conhecida mundialmente e possibilitando almejar nada menos que o título mundial.

Nenhum comentário: