terça-feira, 8 de julho de 2014

08/07/2014 13h01 - Atualizado em 08/07/2014 13h01

Brasil ou Alemanha: quem vencer nesta terça será o campeão, diz Josué
Com grande trajetória no futebol alemão e com passagem frustrada pela seleção brasileira, volante do Galo fala o que espera da semifinal sem Neymar
Por Léo SimoniniBuenos Aires
O volante Josué tem conhecimento de causa para falar do jogão desta tarde envolvendo duas das grandes potências do futebol mundial, Brasil e Alemanha. Além de ser brasileiro e com vasta experiência pelo futebol do país - defendeu a Seleção na Copa do Mundo de 2010, ocasião em que fomos eliminados nas quartas de final, pela Holanda -, ele acumulou ainda mais de cinco anos no futebol germânico, quando defendeu o Wolfsurg e foi campeão da liga local. Para o atleticano, que vai ver o jogo na sede da seleção argentina, em Buenos Aires, onde o Galo se prepara para a final da Recopa, o campeão vai sair deste duelo.
- Tive a oportunidade de jogar lá e conheço praticamente todos os jogadores que formam a seleção alemã. Para mim são as duas grandes favoritas que chegaram para essa Copa do Mundo. O Brasil, pelo trabalho que o Felipão vem realizando desde que assumiu. A Seleção evoluiu e, como ele costuma dizer, formou uma família. E a Alemanha por ser uma seleção que já joga junta há alguns anos, tem grandes jogadores. Uma seleção muito fria: praticamente se isolou no interior da Bahia para fazer sua preparação. Então, é um jogo esperado por todos. Desse duelo saí o campeão da Copa.
Hospedado na sede de outra concorrente ao título, em Ezeiza, na grande Buenos Aires, Josué não descarta a Argentina, mas vê a seleção de Messi e companhia um pouco abaixo.
- A Argentina tem grandes jogadores, mas se for colocar na balança entre Brasil, Alemanha e Argentina, coloco a brasileira e a alemã um pouquinho acima da Argentina. Mas sem tirar os méritos deles, que tem um dos maiores jogadores do mundo na atualidade. Merecem respeito, mas coloco as duas um pouco acima.
Sem o craque
Experiente, Josué reconhece que Neymar fará muita falta. Mas nem por isso perde a esperança na vitória.
- Vai pesar porque é uma referência dentro da seleção brasileira nessa Copa. Um jogador que assumiu a responsabilidade e por isso é um desfalque que tem que ser reconhecido. Mas a Seleção vem num bom momento e tem condições de vencer, mas lógico que a ausência do Neymar vai ser sentida.
Por fim, mesmo na casa do inimigo, Josué garantiu que vai fazer festa em caso de triunfo brasileiro. Com a triste lembrança de 2010 na memória, ele torce pelos companheiros que estão tendo nova oportunidade, desta vez no Brasil.
- Somos brasileiros, temos que torcer para vencer e comemorar mesmo, porque Copa do Mundo é de quatro em quatro anos e tem que ser valorizada. Eu tive a oportunidade de participar de uma, sei a pressão que é, a ansiedade que envolve tudo isso, e passei o lado negativo de não ter conquistado. Alguns companheiros que estiveram comigo em 2010 e agora estão em 2014 têm nova oportunidade. Estou torcendo por eles, com certeza.

Nenhum comentário: