quarta-feira, 30 de julho de 2014

30/07/2014 12h53 - Atualizado em 30/07/2014 12h53

Ronaldinho em clássicos: retrospecto equilibrado e dois gols marcados
Jogador vai embora com nove partidas diante do rival Cruzeiro no currículo:
em partidas decisivas, balançou as redes e fez a alegria da torcida atleticana
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte
Nos quase dois anos e dois meses em que esteve no Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho participou sete vezes do maior clássico do futebol mineiro. O retrospecto de R10 contra o Cruzeiro, pelo Galo, é equilibrado: foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. O meia balançou as redes em duas oportunidades (veja o primeiro gol do craque em clássicos no vídeo ao lado), sendo a primeira logo na estreia no clássico. Ronaldinho também foi decisivo ao marcar, de pênalti, o gol que garantiu ao Atlético-MG o título do Campeonato Mineiro de 2013.
O primeiro encontro com o Cruzeiro aconteceu no dia 26 de agosto de 2012, pouco mais de dois meses depois de ter sido apresentado no Galo. A partida era válida pelo Campeonato Brasileiro e, com o Mineirão ainda fechado para reformas visando a Copa do Mundo, o jogo foi disputado no Independência, reinaugurado meses antes, com mando e torcida exclusivamente cruzeirenses.
A partida estava empatada em 1 a 1, com gols de Wallyson para a Raposa e Leonardo Silva para o Galo, e tudo indicava que o resultado do clássico seria de empate. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, Ronaldinho ganhou uma disputa de bola com o volante Marcelo Oliveira no meio-campo e arrancou com ela dominada até a área cruzeirense. O craque ainda passou pelo jovem Lucas Silva. Antes de finalizar, Ronaldinho fintou Marcelo Oliveira, que tentou um bote e errou. Com calma, o experiente meia olhou para o gol e colocou a bola no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Fábio.
A estreia no clássico só não foi perfeita porque o Galo ainda levou o empate, aos 56 minutos do segundo tempo (a partida teve uma longa paralisação depois que a torcida cruzeirense arremessou objetos no gramado, insatisfeita com a atuação do árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias), através do zagueiro Mateus. No segundo turno, quando o Galo venceu por 3 a 2, R10 teve um momento negativo, perdendo um pênalti, no momento em que a equipe alvinegra vencia por 1 a 0.
Gol decisivo
O outro gol marcado por R10 diante do Cruzeiro aconteceu quase nove meses depois do primeiro, e em seu quinto clássico. Foi no dia 19 de maio de 2013, no Mineirão, na segunda partida da decisão do Campeonato Mineiro. Naquela oportunidade, o Galo havia vencido o jogo de ida, no Independência, por 3 a 0, e podia perder por dois gols de diferença que confirmaria o título (confira como foi a partida no vídeo ao lado).
Em um Mineirão tomado por cruzeirenses (a torcida do Galo, visitante, teve direito a apenas 10% da carga de ingressos), a Raposa abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo, com dois gols de Dagoberto, aos 18 e aos 33 minutos. Assim, o Cruzeiro, empurrado pela sua torcida, ficou perto de conseguir o seu objetivo: vencer por três gols de diferença.
No entanto, o tempo passou e o placar se manteve. Até os 32 minutos do segundo tempo, quando Luan interceptou um passe do lateral Egídio, no meio-campo, e avançou em direção à área cruzeirense, onde acabou derrubado por Egídio. Pênalti. Coube a Ronaldinho Gaúcho fazer a cobrança, deslocando Fábio, diminuindo o placar para 2 a 1 e esfriando o ímpeto cruzeirense na partida. O resultado acabou mantido e o Galo conquistou o título estadual.
Confira os sete duelos de Ronaldinho Gaúcho contra o Cruzeiro:
26/08/2012 – Cruzeiro 2 x 2 Atlético-MG , no Independência, pelo Brasileirão - marcou um gol
02/12/2012 – Atlético-MG 3 x 2 Cruzeiro, no Independência, pelo Brasileirão
03/02/2013 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG, no Mineirão, pelo Mineiro
12/05/2013 – Atlético-MG 3 x 0 Cruzeiro, no Independência, pelo Mineiro
19/05/2013 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG, no Mineirão, pelo Mineiro - marcou um gol
16/02/2014 – Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro, no Independência, pelo Mineiro
13/04/2014 – Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG, no Mineirão, pelo Mineiro

Nenhum comentário: