terça-feira, 29 de julho de 2014

Mudanças


Dos 23 jogadores usados por Cuca na Libertadores, 12 já deixaram o Atlético

Um ano depois da histórica conquista, Galo se desfez do elenco campeão

29/07/14 - 08h00







Com a saída de Ronaldinho Gaúcho do Atlético confirmada nesta segunda-feira (28), conforme antecipada pelo Blog Entrelistras na última sexta-feira (25), a balança de jogadores que participaram da histórica conquista da Libertadores do ano passado já é maior para o número de saídas do que de permanências. Por determinação da Conmebol é preciso inscrever 30 jogadores, mas o técnico Cuca utilizou 23 dos atletas disponíveis. Assim, dos que foram a campo, 11 ainda estão na Cidade do Galo, enquanto 12 já tomaram outros destinos.
Ainda com a Libertadores em andamento, alguns jogadores já foram deixando o clube. Casos do volante Serginho e do meia Araújo. Mas a grande mudança no elenco alvinegro em pouco mais de um ano começou com as saídas de Bernard e Rafael Marques, os primeiros que deixaram o clube, logo após da conquista.
E antes da saída de Ronaldinho, pela ordem, também deixaram o Galo o zagueiro/volante Gilberto Silva, o lateral-esquerdo Júnior César, o atacante Alecsandro, o volante Richarlyson, o lateral-direito Michel, o volante Rosinei e o atacante Neto Berola. Além do técnico Cuca, que trocou o Atlético pelo futebol chinês depois da Copa do Mundo de Clubes. Totalizando assim 12 atletas que jogaram pelo Atlético a Libertadores de 2013 e não estão mais no grupo. O que explica um pouco o fraco desempenho em 2014. Além de muitas mudanças, nem sempre a reposição foi do mesmo nível do jogador que saiu.
No entanto, Ronaldinho é apenas o terceiro titular a deixar a equipe. Bernard e Richarlyson faziam parte do 11 ideal de Cuca, pelo menos na reta final da competição, já que Júnior César começou o torneio como o lateral-esquerdo titular. Assim, os campeões que jogaram e ainda fazem parte do elenco alvinegro são o goleiro Victor, o lateral Marcos Rocha, os zagueiros Réver e Leonardo Silva, os volantes Pierre, Leandro Donizete e Josué, os meias Guilherme e Luan e os atacantes Diego Tardelli e Jô.
Campeões que não jogaram
Se Cuca mandou a campo um total de 23 jogadores, outros sete atletas estavam inscritos na competição e também são campeões. Os goleiros Giovanni e Lee, o lateral Carlos César, o zagueiro Sidimar e os meias Leleu e Morais. Desses, apenas Giovanni continua no clube. Se em 2013 ele não teve chance de jogar, em 2014 ele recebeu uma oportunidade. O camisa 12 enfrentou o Zamora, da Venezuela, já que o Atlético estava classificado e Victor foi poupado.
O “azarado” foi Nikão. O meia chegou a ser inscrito na primeira fase da competição. Fora dos planos ele deu lugar a Josué, que foi contratado em fevereiro e inscrito na Libertadores na segunda fase, na vaga de Nikão. Portanto, o jogador que atualmente defende o Ceará não foi campeão da América.

Nenhum comentário: