domingo, 14 de agosto de 2011

Entrevista

"Hoje o Atlético tem umas das melhores infraestruturas do futebol brasileiro" - Carlos Alberto Parreira - Ex-técnico da seleção Brasileira
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:13/08/2011 07:00
Atualização:13/08/2011 11:17
Em bate-papo exclusivo com o Estado de Minas, Carlos Alberto Parreira recordou o período que passou no Atlético, em 2000, quando o clube começava a ocupar seu centro de treinamento atual, a Cidade do Galo. O treinador não obteve sucesso na Copa João Havelange e deixou o clube depois de desentendimentos com a diretoria. Parreira, que havia entrado no lugar de Márcio Araújo, foi substituído por Nedo Xavier.
Você viveu um período de transição no Atlético em termos de CT. O clube deixava a Vila Olímpica e começava a treinar na Cidade do Galo. Como foi essa passagem?
Quando um treinador chega para ter sucesso, ele precisa ter uma série de fatores, como infraestrutura, salários em dia, situação financeira saudável, paz política no clube, um grupo forte... uma série de coisas. O Atlético, naquele momento, vivia uma situação difícil em relação a salário, momento político, infraestrutura. O grupo tinha altos e baixos para enfrentar o Brasileiro. Mas foram seis meses que gostei muito de trabalhar, porque o Atlético tem uma torcida maravilhosa. É um clube muito bom para a carreira de qualquer profissional.
Como você analisa a estrutura física que o clube tem hoje?
Foi um salto grande e hoje o Atlético tem umas das melhores infraestruturas do futebol brasileiro.
Pelo tempo que ficou no Atlético, acha que poderia ter obtido resultados melhores?
Acho que o trabalho de um treinador pode ser medido quando ele inicia a temporada. Eu tenho esse exemplo na minha carreira. Todas as vezes em que comecei um trabalho, fazendo o planejamento, as coisas ocorreram bem. Quando você pega no meio do caminho, é sempre difícil e complicado. No Atlético, nós já pegamos com o Brasileiro iniciando ou iniciado. É difícil porque você não é responsável pela formação do grupo, a competição já está no meio do caminho. O bom é começar na pré-temporada para implantar a filosofia de trabalho.

Nenhum comentário: