sábado, 27 de agosto de 2011

Transporte será um grande legado para BH após a Copa


Seminário de transportes para a Copa-2014 foi encerrado nesta sexta-feira em Belo Horizonte (Foto: Felipe Ribeiro)
Capital mineira já está recebendo investimentos e realizando obras de mobilidade urbana que ajudarão no futuro
Felipe Ribeiro
Publicada em 26/08/2011 às 18:55
Belo Horizonte (MG)
Como quase todas as grandes cidades, Belo Horizonte enfrenta grandes problemas relacionados ao trânsito e ao transporte coletivo. Pois o grande legado que será deixado pela Copa do Mundo para a capital mineira parece ser justamente a solução ou, parte dela, para esses obstáculos.
Obras estão sendo feitas em vários pontos para melhorar a mobilidade urbana e criar alternativas para conter o avanço desenfreado da quantidade de automóveis particular. Para isso, estão programados investimentos para o transporte coletivo.
No começo do mês de setembro será entregue mais uma parte do Boulevard Arrudas, ampliando o número de pistas para veículos particulares e públicos na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Mas o salto de qualidade ainda está por vir.
Serão criados três corredores. de Bus Rapid Transit (BRT), que é um modelo de transporte coletivo no qual veículos articulados trafegam em um espaço específico. Haverá um terminal no hipercentro, um das avenidas Pedro I e Antônio Carlos e outro da avenida Cristiano Machado. Na avenida Pedro II não foi viável, uma vez que a verba para desapropriação estaria muito acima do recurso destinado a essa obra.
O transporte coletivo Belo Horizonte comporta cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia. Em conjunto com o BRT, capaz de receber até 35 mil pessoas por hora nos dois sentidos no trecho da avenida Antônio Carlos no período da manhã, no qual se concentra uma grande movimentação. A expectativa é de melhor a qualidade do serviço na cidade.
- Será um grande legado não somente para Belo Horizonte, como também para as outras cidades.Percebe-se que uma janela é aberta com um evento dessa natureza, que é a Copa do Mundo. O transporte convencional chegou ao seu limite de ofertar lugares para os passageiros, estamos nos aproximando do ponto de travar o trânsito. E você chegar a um BRT, muda de dimensão. Ele melhorará a condição do corredor. Passaremos de uma velocidade que hoje é de 15Km/h para 25Km/h. Isso é um ganho imenso no operacional - disse Gabriel Gazzola, coordenador de planejamento gerencial de mobilidade de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014.

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