sábado, 27 de agosto de 2011

Velhas e novas emoções

Clássico terá veteranos como o goleiro celeste Fábio, que já enfrentou o Atlético 27 vezes. O atacante André, recuperado de contusão no tornozelo, é um dos estreantes alvinegros
Antônio Melane - Estado de Minas
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:26/08/2011 07:00
Que Atlético e Cruzeiro estão decepcionando suas torcidas neste Campeonato Brasileiro não há a menor dúvida. Mas isso não diminui a expectativa para o clássico de domingo, às 18h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da histórica rivalidade, contribui para isso o fato de haver nos dois times atletas de qualidade e que têm consciência da importância do embate para a sequência da temporada. Mesmo jogadores que nunca participaram do maior jogo de Minas Gerais, como ocorre no Galo, ou os que já estão escolados na disputa, caso do Cruzeiro, a promessa é de muita aplicação.
Pelo lado alvinegro, os estreantes podem não ser poucos. O volante Pierre e o lateral-esquerdo Triguinho chegaram na semana passada e ainda estão se adaptando ao novo clube e conhecendo melhor os companheiros. O atacante André também tem pouco tempo de casa e é a grande esperança de gols, além do volante Dudu Cearense, contratado em abril, depois que as inscrições para o Estadual, que foi decidido pelos dois rivais, já estavam encerradas.
Já o Cruzeiro tem muitos jogadores com larga experiência no duelo, com destaque para o goleiro Fábio: 27 jogos, 16 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Depois aparecem o volante Marquinhos Paraná, com 15 (11 vitórias, duas derrotas e dois empates), o também volante Fabrício (11, sete resultados positivos, um empate e três derrotas). Em seguida vêm o atacante Wellington Paulista (7), o lateral Diego Renan (6) e os armadores Roger (4) e Montillo (3), que reconhece o mau momento do adversário mas prega concentração total: “Não podemos ficar pensando nos problemas dos Atlético. Temos de fazer a nossa parte, não importa se vencendo por um ou dois gols. Precisamos é vencer para subir na classificação”.
DE VOLTA Acostumado a disputar clássicos por outros clubes, o atleticano André garante conhecer o caminho para se dar bem nessas partidas. “Esse é o tipo de jogo que pode mudar a situação de um time. Então, vamos com tudo para embalar no Campeonato Brasileiro. Está todo mundo com muita vontade de disputar essa partida e nosso pensamento é só na vitória”, afirma André, recuperado da contusão no tornozelo esquerdo que o impediu de enfrentar o Botafogo terça-feira, quando o Atlético foi eliminado da Copa Sul-Americana.
Mostrando ter conhecimento do mais tradicional confronto mineiro, ele promete buscar inspiração em atacantes como os ex-atleticanos Diego Tardelli e Obina, que fizeram história ao marcar três gols diante do Cruzeiro, o paulista neste ano, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, e o baiano, no returno do Campeonato Brasileiro do ano passado. “Meu objetivo é fazer gol, mas o mais importante é a equipe vencer”, disse.
Já Pierre afirma estar pronto para a partida, apesar de saber que o entrosamento não é o ideal. Para amenizar o problema, ele conta com o fato de conhecer vários atletas do grupo, como Leonardo Silva. “Também trabalhei com o Cuca no Paraná, o que facilita. Além do mais, todo jogador gosta de clássico. É entrar e procurar fazer uma boa partida”, disse o ex-jogador do Palmeiras.
O fato de já ter entrado em campo tantas vezes contra o maior rival e de conhecer os métodos de Cuca tranquiliza o goleiro Fábio. “Ele vai tentar armar uma estrutura e nós sabemos como vai fazer”. Para ele, a receita principal será o Cruzeiro tentar impor seu ritmo, sem dar espaços: “Vamos precisar de muito empenho, muita concentração e ainda aproveitarmos bem o que estamos fazendo durante a semana”.
Os celestes apontam que não falta estímulo para disputar um jogo de tal importância, e que pouca diferença faz para o adversário ter jogadores que vão disputar pela primeira vez o clássico: “Claro que a experiência é importante, mas o básico é vencer. Brigar pela bola e não perder a concentração em momento algum. Se contra jogador experiente ou não, isso não decide”, avisa Fabrício. Entre os estreantes cruzeirenses estão o lateral Vítor, o zagueiro Naldo e o atacante Anselmo Ramon.

Nenhum comentário: