sábado, 27 de agosto de 2011

Inédito em clássico mineiro, confronto Joel x Cuca manteve igualdade no Rio


No comando do Atlético, Cuca reencontra Joel Santana, à frente do Cruzeiro
Treinadores se enfrentaram em dez disputas regionais do Rio e cada um venceu quatro
Gustavo Andrade - Superesportes
Publicação:27/08/2011 07:00
Atualização:26/08/2011 20:17
Neste domingo, às 18h, Joel Santana e Cuca serão oponentes pela primeira vez no clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético. Para eles, entretanto, não é novidade se enfrentarem em derbys. Em confrontos regionais no futebol carioca, cada treinador foi vitorioso em quatro oportunidades.
Na principal disputa entre os dois treinadores, Joel Santana levou o Flamengo à conquista do Campeonato Carioca de 2008 ao derrotar o Botafogo, então comandado por Cuca, nos dois jogos da decisão. Após sair em vantagem com vitória por 1 a 0 na partida de ida, o Rubro-negro confirmou a conquista com triunfo por 3 a 1 na volta.
Naquele mesmo Campeonato Carioca, Joel Santana e Cuca disputaram outras duas partidas decisivas. Na final da Taça Guanabara, o atual técnico cruzeirense levou a melhor com vitória do Flamengo por 2 a 1. Já na semifinal da Taça Rio, o agora treinador atleticano viu seus comandados do Botafogo golearem por 3 a 0.
Houve ainda outros dois confrontos entre Joel e Cuca como treinadores de Flamengo e Botafogo, respectivamente. Na primeira fase da Taça Rio de 2008, o time alvinegro venceu por 3 a 2. Anteriormente, em confronto pelo Campeonato Brasileiro de 2007, os dois técnicos ficaram em empate por 1 a 1.
Também em 2007, Cuca, com o Botafogo, venceu Joel, então treinador do Fluminense. O triunfo botafoguense, em clássico pela primeira fase da Taça Rio, foi pelo placar de 1 a 0.
Já no ano passado, os dois treinadores inverteram as equipes. Cuca era responsável por comandar o Fluminense e Joel Santana era o treinador do Botafogo. Com essa configuração, foram dois clássicos e ambos pela Taça Rio. Na primeira fase, o Tricolor levou a melhor, com vitória por 2 a 1. Na semifinal, quem deixou o campo classificado foi o time da Estrela Solitária, que venceu por 3 a 2.
Porém, a história de clássicos cariocas entre Joel e Cuca foi iniciada em 2005, e começou com empate. Pela primeira fase da Taça Rio, o Flamengo, com Cuca no banco de reservas, e o Vasco, sob a tutela de Joel, ficaram em igualdade por 2 a 2.
Elogios de ambos os lados
Rivais de longa data, Joel Santana e Cuca mantém discurso respeitoso ao falarem do treinador adversário. O atual comandante atleticano, 15 anos mais novo, destacou a experiência do treinador cruzeirense. “Ele é um treinador experiente, que monta a equipe em cima do adversário e merece todo nosso respeito”, avaliou.
Já Joel Santana mencionou a rápida projeção alcançada por Cuca em sua carreira como treinador. “Com equilíbrio emocional, uma pessoa competente, que chegou onde chegou não foi por um acaso. Um jovem treinador promissor, que já passou por grandes equipes do futebol brasileiro. Teve um início de trabalho fulminante, saindo de Curitiba e indo para São Paulo. Trabalhou no Rio, no Flamengo, teve um longo tempo no Botafogo, já passou aqui pelo Cruzeiro... É um profissional de boa qualidade, vitorioso que, com certeza, vai fazer um bom trabalho no Atlético. Isso é questão de tempo”, analisou.
Além dos clássicos
Não é apenas de confrontos regionais que é feita a história de confrontos entre Cuca e Joel Santana. O treinador atleticano lembra que essa trajetória foi iniciada no fim do último século. “Desde quando eu treinava o Avaí e ele o Bahia, em 1999”. Naquela oportunidade, o Tricolor, de Joel, eliminou a equipe catarinense, então comandada por Cuca, na Série B do Campeonato Brasileiro.
Já em 2004, Cuca, enquanto comandava o São Paulo, não foi derrotado em dois confrontos com Joel pelo Brasileirão. Diante do Internacional, no Beira-Rio, houve empate por 1 a 1. No estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Guarani, então comandado por Joel Santana, foi derrotado por 3 a 2 pela equipe do Morumbi.
No ano seguinte, Joel Santana estava à frente do Brasiliense em empate por 1 a 1 com o Coritiba, encabeçado por Cuca, em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro e disputada no estádio Couto Pereira, na capital paranaense.
A partida deste domingo marcará o reencontro dos dois treinadores depois de quase um ano. Em 18 de setembro de 2010, era Cuca o treinador cruzeirense no empate do time celeste com o Botafogo, de Joel, por 2 a 2, no Engenhão.
Os clássicos cariocas com Cuca x Joel:
As vitórias de Cuca
Botafogo 1 x 0 Fluminense, pela primeira fase da Taça Rio de 2007
Botafogo 3 x 2 Flamengo, pela primeira fase da Taça Rio de 2008
Botafogo 3 x 0 Flamengo, pela semifinal da Taça Rio de 2008
Fluminense 2 x 1 Botafogo, pela primeira fase da Taça Rio de 201
As vitórias de Joel Santana
Flamengo 2 x 1 Botafogo, pela final da Taça Guanabara de 2008
Flamengo 1 x 0 Botafogo, primeiro jogo da final do Campeonato Carioca
Flamengo 3 x 1 Botafogo, segundo jogo da final do Campeonato Carioca
Botafogo 3 x 2 Fluminense, pela semifinal da Taça Rio
Empates
Flamengo (Cuca) 2 x 2 Vasco (Joel), pela primeira fase da Taça Rio
Botafogo (Cuca) 1 x 1 Flamengo (Joel), pelo Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário: