sábado, 27 de agosto de 2011

Atlético e Cruzeiro fazem clássico para impulsionar a campanha no returno





Jogo poderá servir como trampolim para clubes pensarem em tempos melhores e treinadores se garantirem em seus cargos com, pelo menos, maior estabilidade
Daniela Mineiro - Superesportes
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:27/08/2011 20:01
Atualização:27/08/2011 20:33
No Campeonato Brasileiro, nem Atlético nem Cruzeiro conseguiram agradar os seus torcedores no turno, que se encerra neste domingo com o clássico entre as duas equipes. A partida começa às 18 horas e terá torcida única do Alvinegro na Arena do Jacaré. O duelo pode servir como trampolim para o vencedor fazer uma campanha mais digna na segunda parte da competição.
O Galo chega para o duelo com apenas 15 pontos conquistados em 18 jogos. O desempenho de apenas 27,7% deixa o clube na zona do rebaixamento. A Raposa está melhor, mas não consegue agradar e patina no meio da tabela. São 24 pontos até o momento e um rendimento de 44,4%.
Vencer o clássico poderá representar um impulso extra para um dos rivais mineiros almejar melhores posições a partir do returno. Além disso, voltar de Sete Lagoas com três pontos na bagagem será importante para garantir, pelo menos a curto prazo, a continuidade do trabalho dos treinadores.
No Atlético, a demissão de Dorival Júnior e a chegada de Cuca, que assumiu no último dia 8, não mudou a rotina de derrotas da equipe. O novo comandante alvinegro ainda não sentiu o gostinho da vitória com o Galo. Em cinco jogos no comando do clube, foram cinco derrotas. Outro resultado negativo, ainda mais diante do maior rival, pode ameaçar o treinador.
Do lado celeste, Joel Santana, substituto de Cuca, passou e ainda passa por momentos de transição no clube. Primeiro, ele precisou adequar o time ao seu estilo tático de jogar. Agora, o treinador convive com a saída de jogadores e a chegada de outros. Com as remontagens em andamento no meio do campeonato, o futebol ainda não emplacou. A partida deste domingo é uma chance boa para agradar.
Atlético: chance para embalar com dupla nova
O clássico deste domingo é encarado pelos jogadores do Atlético como uma ótima oportunidade para dar a volta por cima e começar a recuperação no Campeonato Brasileiro. A equipe, que não vence há oito jogos, precisa da vitória para entrar no returno com astral renovado.
“A gente ganhando esse clássico vai dar uma motivação a mais para começar essa fuga da zona de rebaixamento. Por tudo que envolve e por a gente estar jogando com a nossa torcida, é respeitar o Cruzeiro sempre, mas temos obrigação de vencer”, destacou o volante Richarlyson.
Para buscar os três pontos, o Galo contará com o apoio do torcedor, que promete lotar a Arena. Outra aposta da equipe alvinegra é o técnico Cuca, que, até meados de junho, comandava o Cruzeiro.
A escalação do time é um mistério. Nos dois trabalhos táticos comandados por Cuca, o treinador fechou o treino e não divulgou nem a lista de relacionados. A principal novidade pode ser a escalação de André e Guilherme no ataque titular. A dupla, que foi um alto investimento do clube, ainda não atuou junta.
Cruzeiro: força do elenco colocada à prova
O mercado de transferências deixou o Cruzeiro sem jogadores importantes. Da zaga, Gil foi para a França. No ataque, a velocidade, antiga arma que já garantiu muitos pontos para o time celeste, foi embora, com as vendas de Thiago Ribeiro e Dudu.
A força do grupo da Raposa será testada na Arena do Jacaré, enquanto reforços como Cribari e Charles ainda não tem sequência e Bobô e Keirrison não estreiam.
O time titular não foi confirmado por Joel Santana. Além das vendas, o Cruzeiro tem o desfalque de Victorino, que se recupera de lesão muscular na coxa esquerda e precisa aprimorar o condicionamento físico.
“Quando é um jogo assim, especial, os treinadores sempre têm algo diferente para colocar. Tanto o Cuca como o Joel e não vai ser diferente”, analisa o volante Marquinhos Paraná.
Atlético x Cruzeiro
Atlético
Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Eron; Pierre, Richarlyson, Bernard e Caio; Guilherme e André.
Técnico: Cuca
Cruzeiro
Fábio; Vitor, Naldo, Leo e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Wellington Paulista.
Técnico: Joel Santana
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 28/08/2011, às 18 horas
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)

Nenhum comentário: