domingo, 7 de agosto de 2011

Dois desafios em um jogo

Além de vir sendo uma presa fácil na casa adversária, Galo tem de superar o retrospecto ruim diante do Grêmio, amanhã. Mas está confiante: o time melhora de produção
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:02/08/2011 07:00
Com 14 pontos em 13 jogos, o Atlético luta para melhorar sua posição no Campeonato Brasileiro diante do Grêmio, amanhã, às 19h30, na casa do adversário. O problema é que, além de não mostrar força como visitante – a única vitória fora de seus domínios na competição foi há mais de dois meses, em 28 de maio, pela segunda rodada, nos 3 a 1 sobre o Avaí –, o Galo terá de superar o retrospecto ruim diante do tricolor na capital gaúcha. Em 23 jogos, foram duas vitórias, com seis empates e 15 derrotas, além de 39 gols sofridos e 13 marcados.
Desde que bateu o Avaí, em Florianópolis, o alvinegro disputou outras cinco partidas longe de casa. Conquistou um empate (1 a 1 com o Bahia) e sofreu quatro derrotas – para Flamengo (4 a 1), Ceará (3 a 0), Santos (2 a 1) e Palmeiras (3 a 2). Nesse último compromisso, melhorou de produção, mesmo que o time paulista tenha comandado sempre o placar, e deixou o campo reclamando da arbitragem, que teria deixado de dar uma falta no lance que originou o segundo gol adversário.
Justamente por acreditar que mereciam uma sorte melhor na competição é que os jogadores do Atlético se mostram bastante confiantes em mudar a história a partir de agora. “Contra o Palmeiras perdemos por detalhe, o time esteve bem, principalmente no primeiro tempo, com a zaga bem postada. Prova disso é que o Palmeiras só chegou em bolas paradas. Então, fica o gosto amargo da derrota, mas também a certeza de que podemos nos recuperar”, argumenta o zagueiro Lima, que foi titular pela segunda rodada seguida.
A promessa é que a equipe se aplique ainda mais. E, principalmente, evite os erros que ele considera bobos, como nos que resultaram nos gols palmeirenses.
Como o Grêmio também não está bem na competição – são três jogos sem vitória –, o defensor acredita que um dos caminhos para o Galo triunfar é se aproveitar de um possível nervosismo adversário. “Temos de procurar aproveitar a pressão que eles estão vivendo em Porto Alegre, que está grande, a nosso favor. Vamos entrar ligados para não repetir os erros dos jogos anteriores e conquistar os três pontos.”
Apesar disso, ele não espera uma partida fácil no Estádio Olímpico. “O Grêmio é uma equipe que joga pesado e, assim, temos de igualar na força, dividir todas as bolas, para que as coisas saiam como desejamos”, declarou Lima, que ainda não sabe se continuará como titular.
Ontem pela manhã, ainda na capital paulista, o técnico Dorival Júnior comandou treino técnico e de finalizações no CT do São Paulo, mas não antecipou a formação da equipe. Hoje pela manhã, já em Porto Alegre, ele volta a levar os jogadores para o campo, quando poderá dar pistas de como pretende armar o Galo. A expectativa é quanto à manutenção do esquema com três zagueiros, utilizado pela primeira vez na derrota para o Palmeiras.
POUPADOS Na atividade de ontem, o atacante Magno Alves e o lateral-direito Patric foram poupados. Os dois jogadores fizeram apenas atividades físicas, uma vez que reclamaram de dores musculares. O artilheiro, inclusive, já vinha preocupando a comissão técnica desde a semana passada, quando teve longa conversa com Dorival Júnior, que chegou a cogitar poupá-lo diante do Palmeiras.
Por outro lado, o Galo tem o retorno dos volantes Dudu Cearense e Toró, que cumpriram suspensão diante do Palmeiras por terem recebido o terceiro amarelo. Mas não está certo que ambos terão um lugar no time.

Nenhum comentário: