Zagueiro Oldair recorda de título em cima do Botafogo. Dadá Maravilha fez o único gol da decisão no Maracanã
Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte
O Campeonato Brasileiro completa quatro décadas neste ano. Nesse período, consolidou-se como uma das principais competições do mundo. Mas quem não se esquece de quando ele nasceu são os jogadores do Atlético-MG. Que dirá o zagueiro Oldair Bachi, de 72 anos. Ele foi o primeiro capitão a erguer o troféu do torneio e aproveitou para recordar a campanha do time na época. Algo que não sai da mente do defensor até hoje.
- O grupo era bom. A gente tinha apoio de funcionário, de tudo. Fomos campeões da disciplina também. (Levamos) três cartões amarelos só. O segredo daquele time era a união, um grande treinador e um grande capitão. Toda vez que era pago um bicho, eu conseguia sacar um dinheirinho de cada um e distribuía para lavadeira - lembrou.
É verdade que o Brasil foi campeão mundial em 1970. No entanto, só no ano seguinte ganhou oficialmente um campeonato batizado de brasileiro.
- Se você ganhou o (Troféu) Roberto Gomes Pedrosa, você é campeão de onde? Do Roberto Gomes Pedrosa. Se você é campeão da Taça Brasil, você é campeão da Taça Brasil. Agora uniu tudo. Eu não estou entendo, é brincadeira - disse o ex-jogador, que não vê com bons a unificação dos títulos feita pela CBF.
Para o Atlético-MG de Oldair conquistar o inédito campeonato, precisou superar 20 clubes. O regulamento, então, era bem diferente dos dias de hoje. Galo, Botafogo e São Paulo foram os melhores do torneio e decidiram o título num triangular.
O Atlético-MG ganhou o Brasileirão em cima do Botafogo, por 1 a 0, no dia 19 de dezembro de 1971, com gol de Dadá Maravilha de cabeça. Porém, foi Oldair quem abriu o caminho para o título ao marcar tento em cobrança de falta na partida anterior.
- Para mim foi uma honra ser o primeiro campeão brasileiro - afirmou.
Na próxima história dos 40 anos do Brasileirão, você vai conhecer as origens desse campeonato que mexe com a paixão do povo brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário