terça-feira, 27 de agosto de 2013

27/08/2013 20h20 - Atualizado em 27/08/2013 20h20

Atlético-MG festeja título inédito da Libertadores (Foto: EFE)


América-MG apresenta três reforços


(Foto: Fernando Martins Y Miguel)
Depois de temporadas difíceis, futebol mineiro vive bom momento em 2013 Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG e Boa Esporte têm alegrado os torcedores
Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte
Nas últimas temporadas, o torcedor mineiro teve poucos motivos para se alegrar com os principais clubes do estado. Na maior parte do tempo, frustrações, lamentações e desespero tomaram conta da rotina das arquibancadas e dos gramados. Entretanto, o ano de 2013, até agora, tem mostrado um cenário diferente dos anos anteriores. Quem mais tem motivos para comemorar é o atleticano. Afinal, o Galo foi campeão da Libertadores pela primeira vez e está garantido no Mundial de Clubes. O cruzeirense também está empolgado, afinal, a Raposa é líder isolada do Campeonato Brasileiro e formou um elenco com várias boas opções para o técnico Marcelo Oliveira. Torcedores de América-MG e Boa Esporte também estão animados. Na Série B, os dois times estão colados no G4 e brigam pelo acesso à elite nacional.
Atlético-MG e Cruzeiro tiveram que se contentar apenas com títulos estaduais nas temporadas anteriores. Embora tenham sido vice-campeões brasileiros em 2010 (Raposa) e 2012 (Galo), não foram além disso. Em algumas campanhas, inclusive, brigaram contra o rebaixamento, deixando os torcedores apreensivos.
Em 2013, ambas as diretorias tinham a intenção de mudar o cenário e montar equipes fortes. E, por enquanto, vem dando certo. A alvinegra manteve o grupo de 2012, contratando apenas peças de reposição, que deram suporte para o título inédito da Libertadores. Depois da conquista, ainda vieram o zagueiro Emerson, o meia Dátolo e o atacante Fernandinho, e o Atlético-MG começa a reagir no Brasileiro, subindo de posições. Mas a prioridade é a Copa do Brasil, conquista que o clube também não possui.
Com uma equipe remodelada, depois de passar 2012 sob turbulência, o Cruzeiro vive também bom momento. A torcida está empolgada com a campanha no Campeonato Brasileiro, no qual o time é líder com 31 pontos, e com os jogadores contratados para a temporada, como o atacante Dagoberto, o meia Júlio Baptista e o zagueiro Dedé. O técnico Marcelo Oliveira tem um trabalho positivo até agora, sofrendo apenas três derrotas no ano.
Como o rival, a prioridade também é a Copa do Brasil, em que o Cruzeiro busca o quinto título e o retorno à Libertadores por um caminho mais curto. Mas, por estar na liderança do Brasileiro, o treinador tem feito um revezamento na equipe para manter o time celeste na briga pelos dois títulos da temporada.
As duas equipes entram em campo, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Depois de vencer o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão, o Cruzeiro precisa de um empate para se classificar, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã. Já o Atlético-MG joga no Independência, às 19h30m, precisando da vitória por dois gols de diferença, depois de ser derrotado por 4 a 2, no Rio de Janeiro.
Em busca do acesso
Na Série B do Brasileiro, as equipes também vivem um bom momento. Mesmo ainda sem uma sequência de vitórias, América-MG e Boa Esporte estão na cola do G4 da competição, ocupando a sétima e a quinta colocações, respectivamente. Acreditando no título, as duas equipes estão se reforçando. O time da capital anunciou o lateral Elsinho, o meia Élvis e o atacante Wéverton, na última semana. Enquanto a equipe de Varginha anunciou o atacante Robert, ex-Cruzeiro, na segunda-feira.
Na 18ª rodada da Série B, o Boa Esporte (29 pontos) é quem tem chance de assumir uma posição entre os quatro melhores. Para isso, precisa da vitória sobre o Sport, terceiro com 30, na Ilha do Retiro, no próximo sábado.



Nenhum comentário: