Fim dos clássicos com torcida única
Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:02/12/2012 08:50
O clássico de hoje, no Independência, além de encerrar a temporada e a campanha no Brasileiro de Atlético e Cruzeiro, marcará o fim de uma época lamentável para o futebol mineiro. Pela última vez, o principal confronto do estado terá apenas uma torcida presente no estádio. Desde o fechamento do Mineirão, em junho de 2010, para a reforma visando a Copa do Mundo’2014, o clássico foi disputado nove vezes, nas quais, por alegados motivos de segurança, contou apenas com torcedores de uma das equipes.
A volta da festa com as duas torcidas no maior clássico mineiro já tem data marcada: 3 de fevereiro, na reinauguração do Mineirão e na estreia de ambas as equipes no Campeonato Mineiro’2013. A menos que a diretoria do Atlético opte, posteriormente, por levar algum clássico em que seja o mandante para o Independência, o Gigante da Pampulha voltará a ser o palco definitivo do confronto, como nos áureos anos de 1960 a 1980. Com a reabertura do Mineirão, volta também a expectativa de grandes públicos para o clássico.
Nenhum dos recentes chegou sequer à metade do último registrado no Mineirão: 41.591 pagantes. O jogo de 20 de fevereiro de 2010 pouco valia para o Estadual, que ainda estava em sua sexta rodada. A atração seria o duelo entre o técnico Vanderlei Luxemburgo no Atlético e a torcida celeste, que o provocou e viu gestos de resposta. O grande nome da partida foi o armador Roger, que estreava no Cruzeiro. Ele entrou no segundo tempo e cobrou o escanteio para o zagueiro Leonardo Silva, ainda na Raposa, fazer o segundo gol. No fim, Roger fechou o placar da vitória cruzeirense por 3 a 1. Na comemoração, colocou a cabeça do Raposão para festejar debaixo da arquibancada ocupada pela torcida celeste.
ATLÉTICO 0 X 1 CRUZEIRO
Data: 1/8/2010
Público: 12.340
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Brasileiro
Na primeira experiência com torcida única, pelo turno do Brasileiro, a Raposa levou a melhor diante de um estádio tomado pelos atleticanos.
O gol foi marcado por Wellington Paulista, num belo chute de fora da área.
CRUZEIRO 3 X 4 ATLÉTICO
Data: 24/10/2010
Público: 18.732
Estádio: Parque do Sabiá
Campeonato: Brasileiro
Como mandante, o Cruzeiro optou por levar o jogo para Uberlândia. Alguns atleticanos até conseguiram se infiltrar no estádio e viram o atacante Obina marcar três vezes, algo raro na história dos confrontos.
CRUZEIRO 3 X 4 ATLÉTICO
Data: 12/2/2011
Público: 9.793
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Mineiro
Pela primeira fase do Estadual, o mando era celeste, e a vitória novamente foi do Galo
por 4 a 3, com destaque para o atacante Diego Tardelli, que também marcou três gols num só clássico.
O público foi o menor dos jogos com torcida única.
ATLÉTICO 2 X 1 CRUZEIRO
Data: 8/5/2011
Público: 17.729
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Mineiro
Na primeira decisão do Mineiro, o Atlético fez a festa diante de sua torcida. Ganhou por 2 a 1, gols de Mancini e Patric, e ainda viu o maior jogador do adversário, o argentino Montillo, ser expulso no fim da partida.
CRUZEIRO 2 X 0 ATLÉTICO
Data: 15/5/2011
Público: 17.384
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Mineiro
A torcida cruzeirense não desanimou com a derrota na primeira partida e lotou a Arena do Jacaré, confiante no título, que acabou conquistado com a vitória por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto. A Raposa era dirigida por Cuca, hoje técnico do Atlético.
ATLÉTICO 1 X 2 CRUZEIRO
Data: 28/8/2011
Público: 16.762
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Brasileiro
O jogo pelo turno do Brasileiro serviu para que Montillo, enfim, fizesse uma grande apresentação diante do rival. O argentino marcou os dois gols celestes.
Mais uma vez, a única
torcida presente saiu do estádio derrotada.
CRUZEIRO 6 X 1 ATLÉTICO
Data: 4/12/2011
Público: 18.500
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Brasileiro
O torcedor celeste bateu o recorde de público na Arena do Jacaré para ajudar o time a conquistar a vitória que o livraria do rebaixamento. Mas não esperava um resultado tão dilatado: a maior goleada do Cruzeiro na história do clássico.
ATLÉTICO 2 X 2 CRUZEIRO
Data: 8/4/2012
Público: 17.724
Estádio: Arena do Jacaré
Campeonato: Mineiro
No último clássico disputado em Sete Lagoas, pela primeira fase do Estadual, o Galo saiu na frente com gols de Danilinho e André. No segundo tempo, no entanto, o atacante Anselmo Ramon marcou duas vezes e deixou o jogo empatado.
CRUZEIRO 2 X 2 ATLÉTICO
Data: 26/8/2012
Público: 17.901
Estádio: Independência
Campeonato: Brasileiro
De volta a Belo Horizonte, o clássico foi marcado por muita confusão e reclamações. Torcedores da Raposa atiraram objetos no árbitro e no gramado, o que fez o time perder quatro mandos de campo. Os atleticanos reclamaram do gol de empate cruzeirense no fim do jogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário