segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

09/12/2012 08h30 - Atualizado em 09/12/2012 08h30


Independência: desempenho dentro do campo rendeu dinheiro ao Galo (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG Independência faz Galo movimentar R$ 22 milhões no 'caldeirão' do Horto Valor inclui bilheterias dos jogos do próprio time e até mesmo do rival
Cruzeiro, além de parte dos lucros em aluguéis, bares e estacionamento
Por Fernando Martins Y Miguel
Belo Horizonte
O Independência foi fundamental para a boa campanha do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, que culminou com o vice-campeonato conquistado pelo clube. Afinal, foram 19 jogos sem perder, 47 pontos conquistados, o que resultou na melhor campanha de um mandante na era de pontos corridos ao lado do Grêmio, em 2009.
Das 19 partidas disputadas no “Gigante do Horto”, nome em referência ao bairro onde está localizado, o Galo contabilizou 14 vitórias e cinco empates. O ganho técnico por conta do Independência foi o principal fator para que o time voltasse a disputar a Libertadores após 12 anos.
Mas não é só dentro de campo que o Atlético-MG comemorou essa volta a Belo Horizonte, após um período fora da capital por conta das obras nos estádios da cidade. Por conta da parceria comercial com a Arena Independência, consórcio que administra o estádio, o Galo encheu os cofres desde maio, quando foi reinaugurado, até dezembro, quando aconteceu o último jogo do ano.
Nada menos do que R$ 21,9 milhões foram arrecadados pelo clube direta ou indiretamente. Em termos de arrecadação de bilheteria, o Atlético-MG foi o primeiro da lista entre os 20 clubes do Campeonato Brasileiro.
Em estudo feito pela Pluri Consultoria, o Galo arrecadou R$ 8,9 milhões, com o Corinthians sendo o segundo, com R$ 8,4 milhões, seguido do São Paulo, com R$ 7,5 milhões. O feito da torcida atleticana é mais louvável ainda pelo fato de o Pacaembu ter capacidade liberada para 34 mil pessoas e o Morumbi para 64 mil, enquanto o Independência tem sua capacitação aprovada para 23 mil lugares.
A parceria comercial entre o clube e o consórcio rendeu às duas partes cerca de R$ 7 milhões. O valor é correspondente a aluguéis do estádio para os jogos do rival Cruzeiro, ao show internacional de DJs e à festa de uma empresa automobilística.
Além disso, o montante contabiliza o consumo dos bares e do estacionamento nos jogos do clube, e dos rivais Cruzeiro e América-MG. Tirando as despesas, o clube ficará com 45% do valor líquido do que a parceria lucrou.
Pode-se dizer que, indiretamente, o estádio fez o clube lucrar mais R$ 6 milhões por conta da conquista do vice-campeonato. O Galo recebeu a premiação da CBF destinada ao segundo colocado por conta da campanha feita como mandante.

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