segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Destaque em evento de futsal, Manoel Tobias relembra carreira: 'Eu me emociono ao falar do Atlético-MG'
O ex-melhor do mundo promove, junto com o governo de Minas Gerais, o Jogo das Estrelas do Futsal, no Ginásio Mineirinho, no próximo dia 18 de dezembro
Frederico Ribeiro e Thiago Fernandes - 10/12/2012 - 10:10
Belo Horizonte (MG)
O ginásio poliesportivo do Mineirinho receberá um grande espetáculo no dia 18 de dezembro. A apenas três dias da reinauguração do Mineirão, os torcedores do estado, sobretudo os atleticanos, poderão relembrar os dribles desconcertantes e belos gols de Manoel Tobias, Falcão e todos os craques que compuseram o elenco de futsal do Galo entre 1998 e 1999. O Futsal Fest/Ícones do Futsal ainda contará com grandes estrelas do futebol de campo.
Um dos propulsores do evento na capital mineira, o ex-jogador de futsal Manoel Tobias – eleito três vezes melhor do mundo, maior artilheiro de uma edição da Liga Nacional de Futsal (52 gols em 1999) e único atleta a marcar 19 gols em uma edição do Mundial – conversou com a equipe de reportagem do LANCE!Net e, além da grande festa, falou sobre alguns momentos de sua carreira, que teve um curto período nos campos do Olímpico.
Confira, abaixo, na íntegra, a entrevista exclusiva com o craque do futsal brasileiro:
LANCE!Net: Como surgiu a ideia do evento?
Desde abril deste ano tive contato e reecbi contato do pessoal que faz a organização do Jogo das Estrelas do pessoal do Zico. O (Donovan) Pedrosa é um deles e me procuraram para ser o embaixador do futsal, para fazer a mesma plataforma do Jogo das Estrelas, mas no futsal. Sentamos, conversamos e procuramos alguns parceiros para ajudar na realização deste evento. E aqui estamos, em Minas Gerais, junto com a Secretaria de Esportes, junto com o Secretário Eros Biondini (PMDB), do Futsal Fest /Ícones do Futsal, que é um jogo beneficiente, com cunho social. E, desde então, estamos tratando tudo para que no dia 18 de dezembro, no Mineirinho, a gente consiga fazer uma grande festa do futsal.
Quero dizer aqui que o jogo não é somente do Clube Atlético Mineiro, do Cruzeiro ou do América. São de todos. Por isso, todas as torcidas estão convidadas para presenciar e compartilhar conosco este momento. Eu vou dizer que é ímpar no futsal de Minas.
LANCE!Net: Dos convidados ilustres, quais você pode adiantar?
Já posso confirmar a presença de jogadores de fustsal com Neto (Melhor jogador da última Copa do Mundo da categoria), que é de Uberlândia, Falcão, Lenísio, Vinícius, Índio, Miltinho, que foi o treinador do Atlético, o Piu, que é o grande representante de Minas e jogou cinco anos no Galo, o Fininho, Marquinhos, campeão do último mundial, Lavosier, Franklin, Rogério (goleiro do Atlético), Jackson, que foi o desbravador, que iniciou tudo isso, na História do Futsal, marcador do gol do título do primeiro mundial, em 1982. Dos jogadores de campo, teremos o Belletti, o Fillipe Soutto e o Marques, que é um dos grandes ídolos do Galo. E pré-confirmado, vou dizer assim porque ainda estamos esperando as respostas dos convites, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e o Fred. Estão dependendo de suas agendas e vai no decorrer desta semana para saber se irão.
LANCE!Net: E voltar a jogar no Mineirinho será especial?
Nós estamos muito felizes de estar voltando a Belo Horizonte e ter este evento com um jogo no palco que, não só para mim, mas para todos que estarão no evento, nos remetirá a ótimas lembranças. É uma coisa que não podemos deixar de falar que é do Atlético Mineiro, onde fomos bicampeões nacionais e uma vez campeões mundiais, em anos maravilhosos com a camisa do Atlético. Em resumo, o Futsal Fest é a estreia dele e nos queremos fazer com que este jogo festivo faça parte do calendário do futsal nacional e mundial. Para a próxima edição, temos o pensamento de trazer personalidades do futsal espanhol, português.
LANCE!Net: Todas as edições serão no Mineirinho?
Olha, isso eu ainda não posso afirmar. O que eu posso falar é que nós vamos fazer a estreia aqui, no Mineirinho.
LANCE!Net: Um dos objetivos do evento era quebrar o recorde de público de uma partida de futsal?
Um dos objetivos seriam esses, mas eu acho que não vai poder pois a capacidade do
Mineirinho diminuiu.*
*O ginásio recebeu 25.712 torcedores no jogo entre Atlético e Rio de Janeiro, pela final da Liga Nacional de 1999. Hoje, a capacidade do local é de apenas 16 mil torcedores.
LANCE!Net: Você disse que o evento é para todas as torcidas, mas haverá um grande apelo da torcida do Galo. Caberá alguma homenagem àquela equipe de 1998/1999?
O Falcão postou isso, e o que ele disse não foi nada de errado. Claro que como eu e o Falcão, o Lenísio estão superansiosos, empolgados, a palavra certa é essa, até o próprio Miltinho, que já tem 50 anos, disse que vai ser muito legal esse reencontro. Então, todos nós, que vivenciamos isso de perto, todos estão empolgados. Mas, o que acontece é que o jogo não é do Atlético Mineiro, não vamos atuar com as camisas do Atlético, até porque o Futsal Fest, barra, ícones 2012, tem sua própria logomarca. A plataforma é igual ao Jogo das Estrelas do futebol de campo. Material e uniforme é tudo padrinizado. Conversamos com a organização que as cores das equipes A e B, que a nossa equipe seja preta e branca, na qual vamos jogar eu, Falcão, Lenísio, etc. Ai que entra uma coisa bacana, porque vamos separar aqueles jogadores que foram do futsal do Atlético, para aproveitar o momento. Ainda teremos o Marques e o Ronaldinho, se confirmar, do nosso lado. O Zico também, se for, irá nos defender. Não podemos perder o jogo né (risos)? Se não a torcida mata todo mundo. Então, o segundo uniforme eu pedi que fosse vermelho, para representar o estado de Minas Gerais, eu exige isso, para homenagear. Mas o jogo é de todas as torcidas. é do torcedor de fustal, dos apaixonados por futsal, que eu sei que aqui tem muito. Queria até aproveitar para convidar as torcidas organizadas, principalmente as do Atlético, que sempre compareciam aos nossos jogos.
LANCE!Net: Mas até as organizadas do Cruzeiro estão convidadas?
Aí complicou, porque colocar essas torcidas rivais no mesmo espaço pode gerar confusão e o evento tem o cunho de celebrar a paz. O grande objetivo é fazer uma festa maravilhosa com paz e o futsal é bom para promover isso. Dificilmente você vê confusão no futsal. Então, todos estão convidados para fazer.
LANCE!Net: Acredita que este evento possa fortalecer o futsal em Minas e, até mesmo, a recriação do time do Atlético?
Tomara que o Alexandre Kalil, que é o presidente do Atlético, convidado também, se sinta mobilizado para reerguer o futsal do Galo. Ele recebeu a notícia do evento, deixamos claro que não haverá um time representando o Galo e se mostrou simpático com o evento. Tomara que ele leia essa matéria, com o secretário dando o pontapé inicial, e se sinta motivado, pois o caminho inicial foi traçado. Eu torço muito para que isso aconteça.
LANCE!Net: A passagem pelo Atlético foi a mais marcante da sua carreira?
A minha passagem pelo Atlético foi, não desmercendo o Clube de Regatas Vasco da Gama (no qual foi campeão brasileiro) e o Internacional, mas o Atlético, para mim, foi a coisa mais marcante.
LANCE!Net: Por quais motivos? Títulos, torcida...
Eu não sei explicar, porque a torcida do Atlético é uma coisa diferente. Então, eu me considero um cidadão mineiro. Eu me identifiquei muito com a torcida, com as pessoas, o estilo de vida do mineiro é muito parecido com aquilo que eu gosto de viver. Então, o Atlético é um clube muito especial. Vamos parar por aqui, porque senão, eu vou me emocionar.
LANCE!Net: Você se identificou muito com o Atlético. Aquele foi o melhor time de futsal que já jogou?
Contra fatos não há argumentos. Fizeram uma pesquisa dentro do mundo do futsal para saber qual foi a melhor equipe de todos os tempos. O Atlético está entre os times mais lembrados pelos torcedores. Eu não me lembro o percentual, mas cerca de 70% das pessoas falaram do Atlético. O Atlético é, até hoje, a melhor equipe de todos os tempos. Eu tive o privilégio de jogar e também assistir. É muito difícil superar.
LANCE!Net: Como está o condicionamento físico para o jogo das estrelas?
Eu estou há seis anos sem jogar, só batendo peladinha. Espero que, quem for assistir, entenda que o vovô não tem mais aquela condição. Por isso, eu estou levando os caras para jogar comigo. Eu ficarei apenas paradinho, colocando a bola para dentro do gol (risos).
LANCE!Net: Você jogou futebol de campo...
Eu joguei por quatro meses no Grêmio, quando tinha 24 anos. A adaptação foi o problema. Eu vou te dar um exemplo: é como pegar o Neymar e botar para jogar futsal. Ele vai até conseguir, mas não fará o mesmo que faz no campo. Além de ser pequeno o espaço, ele tem de correr para atacar e voltar para defender. A dificuldade minha foi essa. No campo, grande, ninguém tirava a bola de mim, ninguém. Mas para dar uma arrancada de 40 metros, chegar com fôlego, era difícil. Eu jogava do lado esquerdo para dentro, sempre chegando para chutar.
LANCE!Net: Quem foi o seu treinador?
Luiz Felipe (Scolari). Gente boa, mas cobrava bastante (risos).
LANCE!Net: Aprovou a ida dele para a Seleção Brasileira?
Gostei muito da entrada dele na Seleção. Tem que ter comando em tudo que se faz.
Não adianta. Além de conhecer, tem que ter disciplina e comando. O esporte é isso. Todo mundo que for para a Seleção vai chegar sabendo que com o Felipão é diferente. As coisas mudaram. Eu acho que começamos a ter possibilidade de disputar uma final de Copa do Mundo aqui em casa. Com comando, as coisas podem mudar.

Nenhum comentário: