sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Olho na bolinha

Alvinegro conhecerá hoje, em sorteio no Paraguai, seus adversários na primeira fase da próxima Copa Libertadores. Time escapa dos cabeças de chave brasileiros por enquanto
Antônio Melane - Estado de Minas
Publicação:21/12/2012 07:50
Doze anos depois, os representantes do Atlético voltam a participar de uma reunião da Conmebol para o sorteio dos grupos da Copa Libertadores, hoje, às 12h, em Assunção, no Paraguai. Todos os 38 times estão definidos, sendo 12 da primeira fase (seis serão eliminados) quanto os garantidos diretamente na fase de grupos. Todos já saberão hoje seus primeiros adversários. Além do atual campeão, Corinthians, outros cinco brasileiros estarão na competição: Fluminense (campeão brasileiro), Palmeiras (Copa do Brasil), Atlético (vice da Série A), Grêmio (terceiro colocado) e São Paulo (quarto colocado).
A exemplo da Uefa, na Liga dos Campeões, a Conmebol evita que times do mesmo país se enfrentem na primeira fase. Classificados diretamente, Galo e Palmeiras não enfrentam, por agora, o campeão mundial Corinthians e o campeão brasileiro Fluminense. Mas São Paulo e Grêmio, que disputam a chamada pré-Libertadores, podem cruzar o caminho alvinegro caso vençam seu confronto mata-mata inicial. Assim, a fase de grupos, as datas dos confrontos de ida e volta serão conhecidos hoje. De acordo o calendário da confederação, a primeira rodada será no dia 23 de janeiro.
O Atlético será representado por seu presidente, Alexandre Kalil; o diretor de Futebol, Eduardo Maluf; possivelmente o técnico Cuca e alguns convidados, que chegam hoje ao Paraguai. Já se sabe que o Galo estreará entre 18 e 23 de fevereiro – tudo dependerá do grupo em que cair. O desejo do presidente é iniciar na próxima semana a venda dos ingressos para os três primeiros jogos, confirmados para o Independência, que deve ser o local até as quartas de final, caso o time chegue a essa etapa. A partir daí, como o regulamento da Conmebol exige estádios com capacidade superior a 40 mil pessoas, os jogos serão no Mineirão.
REFORÇOS O grupo não está fechado para a Libertadores, apesar de o dirigente confirmar que o mais importante está consolidado: a permanência da base, especialmente de Ronaldinho Gaúcho. O técnico continua pedindo reforços pontuais para que tenha as opções para uma competição tão exigente e desgastante, especialmente a partir das oitavas de final. Cuca sabe perfeitamente como é, já que em 2004, no comando do São Paulo, foi eliminado pelo Once Caldas, da Colômbia, nas semifinais e os mesmos colombianos aplicaram outra peça no treinador, em 2011, no comando do Cruzeiro, nas oitavas de final.
O volante Fillipe Soutto confirma que acertou o contrato de três anos com o Vasco, restante apenas o acordo com Leonardo para que seja sacramentada a troca por Alecsandro.

Nenhum comentário: