quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Marcelo está atento aos números nesta reta final (02/10)

Marcelo quer muita atenção nas últimas 11 rodadas e lembra do equilíbrio da competição
Leandro Mattos - Portal Uai


Após desperdiçar dois preciosos pontos dentro de casa, ao empatar com o Figueirense, por 0 a 0, no último sábado, o Atlético terá uma seqüência de jogos ingrata em outubro, quando fará três partidas fora de casa e pegará Cruzeiro e Internacional no Mineirão.
Distante sete pontos da zona de rebaixamento, o Galo terá a companhia constante da matemática nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Até o dia 07 de dezembro, data da última rodada do Nacional, a equipe de Marcelo Oliveira disputará seis jogos longe de Belo Horizonte e cinco no Mineirão, contando com o clássico contra o maior rival.
Segundo alguns matemáticos, os times que alcançarem 46 pontos ao final das 38 rodadas estarão livres da degola. O site Chance de Gol revela que com essa pontuação um time correria risco de cair menor do que 0,01 %. Com 45 pontos, a probabilidade é de 0,02%.
Levando-se em conta a pontuação atual do Alvinegro (34 pontos em 27 rodadas), o site afirma que o Galo corre 11,2% de risco de ser rebaixado. Já o Infobola, diz que o perigo de queda é de 8%.
Meta Para atingir 46 pontos, teto considerado seguro para escapar da Segunda Divisão, o Atlético precisaria somar 12 pontos em 33 que ainda serão colocados em disputa. É com essa conta que o treinador atleticano trabalha.
"Ganhar 12 pontos dos 33 em disputa, teoricamente, não é muito, mas cada jogo, pelo equilíbrio das equipes, é cheio de dificuldades. Só vamos ficar tranqüilos a medida que somarmos os pontos", disse Marcelo Oliveira. Para atingir essa meta, o clube preto e branco tem que aproveitar 36,36% dos pontos que restam na competição. Atualmente, a marca é de 42%.
O principal desafio alvinegro será o de melhorar o desempenho fora de casa, que é de apenas 18%. Longe do Mineirão, o Galo pegará seis adversários que ainda têm aspirações na competição. Palmeiras, Flamengo e Grêmio estão na briga pelo título. Já Coritiba, Vitória e Sport ainda sonham com vaga na Libertadores. (LM)
JOGOS DO ATLÉTICO
Palmeiras
Palestra Itália - 04 de outubro
Flamengo
Maracanã - 11 de outubro
Cruzeiro
Mineirão - 19 de outubro
Internacional
Mineirão - 25 de outubro
Coritiba
Couto Pereira - 29 de outubro
Botafogo
Mineirão - 02 de novembro
Vitória
Barradão - 09 de novembro
Vasco
Mineirão - 16 de novembro
Sport
Ilha do Retiro - 23 de novembro
Santos
Mineirão - 30 de novembro
Grêmio
Olimpíco - 07 de dezembro

Nenhum comentário: