quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Queda livre que preocupa (30/10)

Estado de Minas

Os conselheiros vão à urnas hoje e todos os atleticanos torcem para que quem for eleito consiga dar um jeito na equipe do Atlético, que parece desejar passar por fortes emoções neste fim de temporada. Ontem, foi derrotada por 2 a 1, de virada, pelo Coritiba, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, chegando à terceira partida consecutiva sem vitória no Campeonato Brasileiro. Com isso, continua precisando de pontos para se livrar da ameaça de rebaixamento, pois os times pior colocados na classificação se aproximam perigosamente.
A chance de tentar a reabilitação e, conseqüentemente, se aproximar da sonhada tranqüilidade virá domingo, no Mineirão. O problema é que o adversário é o Botafogo, a quem o Galo não vence há mais de sete anos – a última vez foi em 3 de outubro de 2001, quando goleou por 4 a 0, pelo Nacional.
No jogo de ontem, as duas equipes tiveram muitas dificuldades em virtude do gramado encharcado pela chuva. Assim, a primeira conclusão só saiu aos 10min, de fora da área, com Carlinhos Paraíba, que o goleiro atleticano Juninho defendeu em dois tempos.
Já bastante desfalcado – os zagueiros Marcos e Vinícius, o volante Rafael Miranda e os atacantes Marques e Jael, contundidos, além do lateral César Prates, suspenso –, o Atlético ainda perdeu o volante Serginho, com entorse no joelho direito, aos 12min. O zagueiro Nem entrou em seu lugar, mas demorou um pouco para o setor defensivo se reorganizar.
Os donos da casa se aproveitaram e quase abriram o placar aos 17min. Marcos Tamandaré cruzou da direita, mas Keirrison furou dentro da área. O Galo tentou responder, mas pouco perigo levou. Como aos 27min, quando Pedro Paulo cruzou da direita e Castillo tentou desviar de cabeça, mas mandou para fora.
Um pouco melhor, o Atlético conseguiu sair na frente aos 41min, na melhor forma de superar o campo pesado: chute de fora da área. Renan Oliveira arrancou pelo meio e acertou o ângulo superior esquerdo de Vanderlei, em um golaço.
FALHA INFANTIL
A vantagem alvinegra, porém, só demorou até os 9min do segundo tempo. Foi quando o lateral-esquerdo Ricardinho, ex-Galo, avançou em diagonal e também acertou belo chute de fora da área, empatando a partida. Dois minutos depois, Keirrison quase virou. Ele recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu no canto, acertando a trave, com Juninho batido.
Com o gol, os donos da casa foram para cima. Já o Atlético passou a tentar explorar os contra-ataques. Porém, devido à baixa qualidade técnica, pouco conseguiu criar.
O gol da vitória do Coxa acabou saindo de uma falha clamorosa de Juninho, aos 28min. Marlos cobrou falta indireta na direita, o goleiro se desequilibrou e, em vez de deixar entrar, rebateu a bola, que bateu no zagueiro Maurício e foi parar na rede do gol atleticano.
O jogo, então, ficou mais aberto, pois o Galo partiu em busca do empate. E quase conseguiu aos 39min, depois que Petkovic invadiu a área pela direita e bateu cruzado. Vanderlei não segurou, mas Welton Felipe, com pouco ângulo, concluiu na trave.
Já o Coritiba quase ampliou aos 42min. Hugo foi lançado, invadiu a área e chutou cara a cara com Juninho, que desta vez fez boa defesa.
Um minuto mais tarde o Galo quase empatou: Beto pegou a sobra na entrada da área e bateu de primeira. A bola só não entrou no ângulo porque Vanderlei conseguiu desviar pela linha de fundo.

Nenhum comentário: