quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Atlético vai às urnas definir seu presidente (29/10)

Na disputa pelo cargo: Alexandre Kalil, Itamar Vasconcellos e Sérgio Bias Fortes
Sérgio Bias Fortes

Itamar Vasconcellos


Alexandre Kalil




Chico Vilela - Portal Uai
Rodrigo Fonseca - Portal Uai








Um mês e 12 dias depois da renúncia de Ziza Valadares, conselheiros definem nesta quinta-feira quem vai comandar o clube até o final de 2011








Em meio à maior crise política de sua centenária história, o Atlético define nesta quinta-feira seu novo presidente. Três candidatos concorrem ao cargo deixado por Ziza Valadares, que não suportou a pressão e renunciou no dia 18 de setembro passado, seguido por seus quatro vice-presidentes. Têm direito a voto 474 conselheiros. A votação vai das 8 às 17 horas na sede do Galo, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.Na disputa dois filhos de ex-presidentes do clube: Alexandre Kalil, filho de Elias Kalil, que dirigiu o clube entre 1980 e 1985, e Sérgio Bias Fortes, filho de Walmir Pereira, que esteve no comando entre 1976 e 1979. O terceiro candidato é Itamar Vasconcellos, derrotado nas quatro últimas eleições.O eleito assumirá imediatamente e cumprirá mandato até o dia 31 de dezembro de 2011. O desafio é enorme. Como herança das últimas administrações uma dívida que ultrapassa os R$ 200 milhões. De cara uma grande dor de cabeça: o clube caminha para três meses de salários atrasados, período que se for completado pode resultar na saída de jogadores via Justiça do Trabalho.Além de administrar inúmeros problemas internos, o novo presidente terá de restaurar a imagem do time de futebol, bastante arranhada por fracassos seguidos nos últimos anos, cujo ponto crítico foi a queda à Série B do Campeonato Brasileiro em 2005.Conheça mais sobre os candidatos e suas propostas para sanar as dívidas e montar um time competitivo:

Candidato Alexandre Kalil
Idade: 49Profissão: empresárioHistórico no Atlético: filho de Elias Kalil, presidente do clube entre 1980 e 1985, foi diretor de vôlei, presidente do Conselho Deliberativo e diretor de futebol.Vice-presidente: Daniel Diniz Nepomuceno
Dívidas
“Nós estamos trabalhando, independente da eleição. Eu já estou olhando e acho que nós temos que ir atrás dos parceiros do Atlético. Acho que o Atlético viveu 100 anos com as suas parcerias e viverá mais 100 anos com as suas parcerias. Então esse é um trabalho que está sendo feito”
“As dívidas não são o maior desafio. O maior desafio é a formação da equipe, o maior desafio são as parcerias atuais, porque as dívidas do Atlético são as dívidas do Flamengo, são as dívidas do Vasco, são as dívidas do Palmeiras. Todos têm dívidas. Então o Atlético pagará todas as suas dívidas no dia que todos os clubes do Brasil pagarem as suas dívidas. Então, hoje é o seguinte: a propaganda de que o Atlético é falido para não montar time não vai colar. Seja eu o presidente ou seja o outro, entendeu? Se não vai montar time é porque não arrumou um parceiro, como os outros não arrumaram, não tiveram competência para arrumar e isso é que nós temos que correr atrás. É de uma parceria para montar um time”
Futebol
“Uma parceria para montar um time. A maneira de resgatar a confiança do torcedor é elevando a auto-estima do torcedor. Porque o tanto que eles batem na gente e o tanto que a gente escuta é muito difícil da gente conviver com isso. Eu acho que nós vamos resgatar sim. Eu acho que a grande contratação que nós temos que fazer neste final de centenário é a torcida. Nós vamos contratar a torcida do Atlético”
“Temos que cuidar do futebol como ele tem que ser cuidado. Temos que ter a sorte de ter a oportunidade, pois qualquer oportunidade que já apareceu aqui, inclusive para o ano do centenário, que foi chutada. Aqui no Atlético não se chuta oportunidades mais. Não somos candidatos a nada. Somos candidatos a presidente do Atlético. Não queremos votos a não ser os dos conselheiros do Atlético. Então, se chegar aqui uma parceria, não tem problema o presidente do Atlético não aparecer. Podem trazer todas as estrelas que quiserem que elas vão brilhar aqui no Atlético”
“Todos os treinadores tem que ser respeitados, inclusive o que está lá hoje, sendo, além de treinador, líder e comandante, num barco à deriva. Então vamos respeitar o Marcelo Oliveira, vamos ter por ele a consideração que ele está tendo pelo Atlético, de comandar um grupo com salários atrasados, sem presidente, sem diretor, sem nada”

Candidato Itamar Vasconcellos Dias
Idade: 70Profissão: empresárioHistórico no Atlético: ex-conselheiro, foi derrotado nas quatro últimas eleições para presidente.Vice-presidente: Ronaldo Ermelindo Ferreira
Dívidas
"O Clube Atlético Mineiro, precisa urgentemente separar o joio do trigo. Ou seja; o passivo (dividas) do Ativo (receita). Para isto uma solução será uma mudança estatutária que permita o clube se dividir em duas razões sociais: o Atlético, que ficará com o passivo, e a Galo S.A, empresa responsável pelos ativos do clube. A Galo S.A será uma empresa de capital fechado. O Atlético será o dono da empresa não podendo vender nenhuma ação, sem aprovação do Conselho Deliberativo, tendo ainda a obrigação de manter 51% do seu capital. (51% do capital serão inegociáveis)"
"Vamos renegociar todas as dívidas com credores, dando a eles a oportunidade de trocarem suas letras, até mesmo por participações na Galo S.A., sendo o mesmo proposto, para parte do pagamento a ser feito pelas dívidas trabalhistas, nos casos mais onerosos. No entanto, evitaremos estes processos através do recolhimento em dia dos encargos trabalhistas, pagamentos em dia de salários e uma reestruturação do Departamento jurídico do clube, criando gerências específicas para a área trabalhista. Não podemos mais, perder milhões de reais, por falta de cumprimento de nossas obrigações, com jogadores e funcionários"
Futebol
"Nossa meta é buscar um bom time. Para isto devemos buscar o equilíbrio financeiro, acabando de vez com os atrasos de salário, e fazendo um planejamento há longo prazo. Porém algumas atitudes deverão ser tomadas para melhorar o gerenciamento na contratação de novos jogadores"
"Visaremos à contratação de jogadores, de acordo com o desejo do clube e da comissão técnica. Faremos contratos lógicos e previsíveis, para que estes depois, não prejudiquem o clube. Será a política do custo benefício, tanto em campo, como fora dele. Adiantamos desde já, que o Atlético participará do Campeonato Mineiro com sua força máxima. Propondo também, a regionalização do Campeonato Mineiro em 2010, e a renda dividida nos jogos, para que se amenize o prejuízo decorrente do torneio"

Candidato Sérgio Gustavo Bias Fortes Pereira da Silva
Idade: 56Profissão: empresárioHistórico no Atlético: filho de Walmi Pereira, presidente do clube entre 1976 e 1979. É conselheiro há mais de 30 anos.Vice-presidente: Frederico Peçanha Couto
Sérgio Bias Fortes
Dívidas
“Primeiro vamos ter que ser eleitos e depois de eleitos nós vamos, com calma, tentar resolver o mais rápido possível. Já estamos tentando soluções para esse fato e sabemos que o dia 07 de novembro é o último dia pra gente pagar a folha (salários), senão corremos o risco de perder os jogadores. Vamos equacionar à medida que a gente entrar e assumirmos a presidência do Atlético”
“Eu acho que o Atlético tem que caminhar com as próprias pernas. Não podemos gastar mais do que a receita que nós temos. Então, é essencial fazermos um equilíbrio de contas na parte administrativa e na parte financeira do clube, para podermos ter uma tranqüilidade para trabalhar”
Futebol
“Eu sempre afirmei e afirmo isso para todos que me perguntam que o time de futebol profissional é o carro-chefe do Atlético. Nós vamos querer montar um time competitivo, mas dentro das nossas possibilidades”
“Não está na hora de falarmos de treinador. Nós estamos com sete rodadas para cumprir, o Marcelo é o treinador e vai ficar até o final da temporada”

Nenhum comentário: