sexta-feira, 31 de outubro de 2008

De mãos dadas com a torcida (31/10)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Tão logo foi eleito, com 67,24% dos votos, Alexandre Kalil, anunciou a primeira medida como novo presidente do Atlético: levar a torcida alvinegra de volta ao Mineirão. Para isso, prometeu que, no jogo contra o Vasco, em 15 de novembro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai cobrar o preço único de R$ 5 pelos ingressos, ou metade do que está estipulado, por exemplo, para a partida de domingo, contra o Botafogo, para as cadeiras superiores lateral e central.
“Gostaríamos que já fosse nesse jogo com o Botafogo, mas não há tempo hábil. Mas, para o outro em casa, nossa grande contratação será a torcida. É a grande festa que eu quero de posse. Vamos pôr esta torcida, que apavora os adversários, de novo no clube”, disse Kalil, bastante abraçado por conselheiros e carregado por torcedores que se concentraram em frente à sede de Lourdes. “Ôôô, Kalil voltou, o Kalil voltou, ô”, gritavam. Até integrantes da charanga apareceram.
Emocionado, ele se lembrou do pai, Elias Kalil, presidente do Galo de 1980 a 1985, quando o clube dominou o futebol mineiro e teve destaque nacional. E também fez questão de começar o primeiro discurso como mandatário alvinegro agradecendo aos que o ajudaram a se eleger e a todos os torcedores que o apoiaram.
Kalil, cujo vice é Daniel Nepomuceno, foi eleito com 271 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Sérgio Bias Fortes, que teve 130. Itamar Vasconcelos teve um voto e um conselheiro votou nulo. Pregando a união, disse que vai convidar Bias Fortes para integrar a diretoria. “Sei que não é a hora de dar a resposta, mas vamos chamá-lo, pois queremos inundar o Atlético de gente de bem, vamos povoar o clube de boas intenções.”
Sérgio Bias Fortes, filho do ex-presidente Valmir Pereira (1975 a 1979), já havia deixado a sede de Lourdes quando o vencedor discursava. Antes, porém, se mostrou disposto a colaborar. “Antes de tudo sou atleticano e ajudo no que for preciso. E se for preciso cobrar e fiscalizar, também”, disse o candidato, que fez questão de abraçar o concorrente tão logo ele foi anunciado vencedor.
Alexandre Kalil vai comandar o Galo até dezembro de 2011. O clube tem déficit mensal de cerca de R$ 2 milhões e muitas receitas comprometidas com o pagamento de dívidas. Para completar, tem até a semana que vem para quitar os salários, atrasados desde agosto, para não correr o risco de perder os direitos econômicos de atletas.
“Peço a todos os atleticanos que me perdoem, que tenham pena de mim quando eu cometer erros. O que garanto é que vou tentar fazer tudo bem feito. Não é possível que este clube não seja viável”, disse o sucessor de Ziza Valadares, que renunciou ao cargo em 18 de setembro, sendo seguido pelos quatro vice-presidentes.
APRESENTAÇÃO
Antes de ser eleito, Kalil havia afirmado que, pelo menos até o fim do ano, vai acumular o cargo de diretor de futebol. Até porque, justificou, não poderá contratar. Hoje à tarde, ele vai à Cidade do Galo se apresentar aos atletas e membros da comissão técnica.
Ele já começa agora a planejar a próxima temporada. Com poucos recursos financeiros, terá de usar a criatividade para montar uma equipe competitiva.

Nenhum comentário: