quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Idade é o que menos vale (09/10)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Costuma-se dizer, no futebol, que a equipe ideal é aquela que mescla juventude e experiência. Se depender disso, o Atlético tem tudo para se dar bem diante do Flamengo, sábado, no Maracanã, quando o time tentará se reabilitar da derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, também fora de casa. Afinal, para o confronto com o rubro-negro, o Galo deverá ter na armação e no ataque atletas em diferentes estágios na carreira.
Para dar criatividade ao meio-campo, o técnico Marcelo Oliveira estuda escalar o experiente Petkovic, que fez 36 anos no mês passado. Já na frente, o jovem Renan Oliveira, que tem metade da idade do sérvio, deverá ter como companheiro um atleta que ainda tenta se firmar, mas que está longe de ser veterano: Castillo, de 25 anos.
Para o treinador, o importante não é a idade do jogador, mas sim o momento que cada um atravessa. “Em situação difícil como o atual não temos nem o privilégio de escolher entre os mais novos ou os mais experientes, temos é de buscar sempre os melhores. Quem estiver produzindo bem é que será escalado”, declarou Marcelo Oliveira, famoso por gostar de dar oportunidades aos mais jovens, até por ter trabalhado em categorias de base na maior parte de sua carreira.
Se optar pela formação da primeira parte do treino coletivo da tarde ontem, na Cidade do Galo, ele vai fazer dois de seus comandados encararem situações opostas. Enquanto Petkovic se sente à vontade no Maracanã, onde conquistou muitos títulos de sua vitoriosa carreira, Renan Oliveira estréia no mítico estádio.
Talvez por isso o comportamento de ambos tenha sido diferente ontem. Enquanto o sérvio não quis dar entrevistas para falar da partida, a revelação alvinegra se mostrou entusiasmada com a possibilidade de atuar no grande templo do futebol.
“Estrear no Maracanã é especial, ainda mais em uma partida contra o Flamengo, de grande rivalidade com o Atlético. Isso só me motiva para tentar fazer o máximo para ajudar a equipe a sair com a vitória, tão importante para nós”, disse Renan Oliveira, que fez três gols nos últimos quatro jogos do Galo, se aproximando de Petkovic e Marques, artilheiros da equipe no Brasileiro, com quatro gols cada.
Apesar da pouca idade e de ter feito as primeiras partidas como profissional este ano, ele sabe da importância de uma boa exibição no mais famoso estádio brasileiro e diante de uma das equipes mais populares do país. Por isso, promete muito empenho, mas sempre destaca a participação dos outros jogadores. “Estou procurando crescer a cada jogo, me dedicando nos treinamentos para que tudo saia como a gente deseja. Com os companheiros, vou procurar ajudar bastante.”
CONSELHOS
Para que realmente tudo saia como o desejado pelos atleticanos, o mineiro de Itabira tem procurado conversar bastante com os demais atletas. Entre eles, Castillo, com quem espera ganhar melhor entrosamento até sábado. “É cada um procurar dar o máximo para sairmos com a vitória”, disse.
Outro com quem ele pretende manter diálogo é Petkovic. Afinal, nunca é demais buscar informações e detalhes de quem conhece bem o Maracanã. “Já vi alguns jogos dele lá, pois trata-se de um cara vencedor. Também vou buscar algumas dicas com ele”, disse.

Nenhum comentário: