segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

27/11/2014 18h30 - Atualizado em 27/11/2014 18h37


De olho em reforços pontuais, Galo prioriza renovação do animado Levir

Treinador admite que título da Copa do Brasil pesará na decisão de seguir no clube. Maluf espera acordo em breve e elogia elenco para Libertadores: "Está 90% pronto"

Por Cahê Mota e Fernando Martins Y Miguel
Belo Horizonte
Campeão e garantido na Libertadores, o Atlético-MG inicia a quinta-feira já pensando em 2015. E todo planejamento passa por um ponto básico: a permanência de Levir Culpi. Com o contrato encerrando em 31 de dezembro, o treinador ainda não acertou a renovação, e a definição das negociações passou a ser prioridade para a diretoria. A boa notícia é que ainda no gramado do Mineirão, após o título da Copa do Brasil, sobre o Cruzeiro, o comandante admitiu de sorriso aberto que a conquista será, sim, levada em conta na sua decisão. Passada esta etapa, reforços serão colocados em pauta. E Eduardo Maluf já avisou: serão poucos e para posições pontuais, onde carências são identificadas.
O diretor de futebol tem conduzido as conversas ao lado de Daniel Nepomuceno, provável futuro presidente por aclamação, e Alexandre Kalil, cujo mandato termina no próximo dia 3. Com apenas duas partidas do Brasileirão para cumprir tabela, a expectativa é de que as tratativas sejam intensificadas para que, já na próxima semana, o Galo defina o novo vínculo com seu comandante.
Já estamos conversando com o Levir há mais de um mês. Depois que o Levir esteve no Japão, é difícil. A prioridade é o contrato
Eduardo Maluf, diretor executivo do Atlético-MG
- Já estamos conversando com o Levir há mais de um mês. Depois que o Levir esteve no Japão, (a negociação) é difícil. Já conversamos com o Daniel Nepomuceno, já conversamos com o Kalil e não tenho dúvidas que essa semana... A prioridade é o contrato do Levir.
O treinador evitou se alongar sobre o tema e disse que o momento é de festejar. O título da Copa do Brasil, entretanto, fez com que a curta resposta de Levir fosse em tom otimista:
- É claro que sim (interfere na decisão), mas não quero falar sobre isso agora. Deixa eu chorar um pouquinho.
Maluf: "O grupo está 90% pronto"
Satisfeito com o grupo que tem nas mãos, Maluf deixou claro que o Galo dará tiros certeiros no mercado. A certeza é de que os atacantes Jô e André serão negociados ou utilizados como moedas de trocas. Há também grandes possibilidades de o Atlético-MG contar com os retornos de jogadores que voltam de empréstimos como o meia Giovanni Augusto, que fez um bom Brasileiro pelo Figueirense, e o lateral-direito Patric, destaque do Sport na temporada.
- Ano que vem vamos fortalecer esse time com certeza absoluta. Não deve sair ninguém e vamos firme para conquistar essa Copa Libertadores. O grupo está 90% pronto. Mas é claro que vamos trazer dois ou três reforços pontuais para deixar o time ainda mais forte – disse Maluf.
Com a troca de comando, o diretor de futebol ganha ainda mais autonomia nas investidas no mercado. Não foram poucas as vezes em que Alexandre Kalil tomou as rédeas de negociações nos últimos seis anos. O presidente que está de saída, porém, deve seguir tendo influência na gestão Nepomuceno. E Maluf aprova.
- A vivência do Kalil neste mandato de presidente é espetacular e não podemos tirar isso. Vai ser um cara útil para nós. O Daniel que vai definir essa função, mas tenho certeza que vai estar junto. Todo esse trabalho foi com ele, e vai ajudar o Daniel a dar sequência.
Vamos fortalecer esse time com certeza absoluta. Não deve sair ninguém e vamos firme para conquistar essa Libertadores. O grupo está 90% pronto. Mas é claro que vamos trazer dois ou três reforços pontuais para deixar o time ainda mais forte
Eduardo Maluf, diretor de futebol do Galo
Bastante criticado no meio da temporada, Maluf termina a temporada em alta com a boa campanha do time no segundo semestre. Apoiar a categoria de base e manter a opinião de não contratar um medalhão após a saída de Ronaldinho Gaúcho foram tarefas difíceis para o dirigente, apesar de terem sido motivadas pela questão financeira do clube.
- Em junho, recebi um mundo de críticas porque o Atlético não contratava ninguém. E não contratei. Falei com o Levir, ele deu uma entrevista e disseram que iríamos disputar o rebaixamento. Tenho que respeitar os jornalistas, mas eu falei para o presidente que tinha que confiar no diretor de futebol. Estávamos muito mais perto de acertar do que errar. Sentava com o Levir e falávamos que não íamos fazer contratações que não precisávamos. Queríamos aproveitar os meninos da base, e o futebol é isso. De uma hora para outra, o time encaixou e passou a jogar diferente.
O Galo volta a jogar no próximo domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Coritiba, no Independência, pela penúltima rodada do Brasileirão. Com 61 pontos, o time está na quinta colocação.

Nenhum comentário: