segunda-feira, 15 de setembro de 2014


PACÍFICOS

Atleticanos recebem gremistas de forma amistosa no Independência

Ao contra da maioria dos rivais, torcedores do Galo não generalizaram os tricolores e o clima no estádio é o melhor possível
Cristiano é torcedor do Grêmio e mora em Bh há 17 anos
PUBLICADO EM 14/09/14 - 18h25
THIAGO PRATA
@super_fc
Por conta do episódio do racismo contra o goleiro Aranha, do Santos, os aficionados do Grêmio foram taxados de 'racistas' por torcidas do país, como a do Flamengo, que hostilizou os gremistas no Maracanã. Mas o clima que se viu nos arredores do estádio Independência era bem diferente.
A Massa alvinegra não generalizou a torcida gremista desta forma e recepcionou os gaúchos de braços abertos para a partida deste domingo envolvendo Atlético e Grêmio. As duas torcidas, aliás, são consideradas amigas. O empresário Cristiano Lacerda, 35, ilustrava bem essa ligação entre Galo e tricolor.
“Sou gremista. Em todos os jogos que compareci aqui, nunca tive problema. A gente se sente seguro em trazer a família. Costumo vir em jogos do Galo com um amigo que é torcedor do Atlético”, disse Cristiano, gaúcho de Porto Alegre, mas que mora em Belo Horizonte há 17 anos.
Cristiano trajava uma camisa tricolor e usava na cabeça um boné do Atlético. Acompanhado do filho Davi e da esposa Nayara, reitera que a torcida gremista não é racista.
“Existe o risco de um ou outro torcedor rechaçar a torcida do Grêmio por causa disso (o episódio Aranha), mas acho que foi um fato isolado e infeliz naquela situação. A torcida do Grêmio não é racista. Muito pelo contrário. A gente tem torcedores de várias raças e o povo gaúcho é contra o racismo”, disse.
O contador e atleticano Vitor Máximo, 28, reforça o clima de amizade e a luta contra o racismo. “Tem recepcionar de forma positiva. Foi um episódio isolado, mas sabemos que há racismo no futebol. Da mesma forma que a gente os recebe bem aqui, a gente é bem recepcionado lá (em Porto Alegre). Tem que haver clima amistoso, futebol é amizade. Não se pode poluir a amizade”, disse.

Nenhum comentário: