quinta-feira, 25 de setembro de 2014

24/09/2014 19h49 - Atualizado em 24/09/2014 19h53

Josué explica Galo com um volante; esquema não deve ser repetido na 5ª
Sem Luan, Atlético-MG pode começar contra o Santos com dois jogadores defensivos no meio-campo, dando liberdade a Dátolo e Guilherme
Por Léo SimoniniBelo Horizonte
A vitória sobre o Cruzeiro no clássico estadual ainda rende na Cidade do Galo. Nesta quarta, o volante Josué, que entrou no decorrer do jogo e participou do lance que originou o gol da vitória, explicou a escalação adotada por Levir Culpi com apenas um volante. Segundo o jogador, o futebol moderno exige que os atletas de linha tenham capacidade tanto defensiva, quanto ofensiva. Totalmente recuperado, mas sem saber se joga, o meio-campo garantiu que está pronto para atuar os 90 minutos, caso o treinador faça esta opção.
Com relação ao esquema do último jogo, Josué explica que o futebol moderno exige mais dos atletas, tanto na defesa, quanto no ataque.
- Futebol hoje evoluiu muito. Acho que tirando o goleiro, os outros dez jogadores de linha têm obrigação de marcar muito, chegar e ajudar no ataque também. Existe essa necessidade, já que os jogadores de defesa têm que funcionar como surpresa no ataque, e os de ataque têm que ajudar no setor defensivo.
Exemplos dessa modernidade ficaram evidentes no último clássico, com Dátolo ajudando na marcação e ainda chegando ao ataque para dar uma assistência. Além dele, Carlos apareceu algumas vezes como lateral. E foi de Leandro Donizete o passe para a cabeça certeira do atacante no terceiro gol da equipe.
Condicionado
Como Levir não deve repetir o esquema, já que perdeu Luan lesionado, o mais provável é que o Galo volte a jogar com dois volantes, para que Dátolo e Guilherme tenham mais liberdade para se aproximarem de Carlos e Tardelli na frente. Josué se coloca à disposição e afirma que pode jogar durante os 90 minutos.
- Eu estou recuperado. Tanto eu quanto o Pierre estamos à disposição, e se houver necessidade e ele optar por um ou outro teremos condições de jogar e ajudar o Atlético. (No clássico) Levir optou pelo Dátolo por ser mais versátil, e os 11 que entraram eram os que estavam em melhores condições físicas. Eu e Pierre voltávamos de lesões musculares, e quando se fica parado até cinco semanas, lógico que não vai com suas condições 100%. Acho que o Levir foi bem e felizmente deu certo.

Nenhum comentário: