sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Campanha do Galo não engrena e clube flutua na zona intermediária do Campeonato Brasileiro

Melhor colocação do Alvinegro até agora na competição foi o sexto lugar
postado em 12/09/2014 14:50 / atualizado em 12/09/2014 15:25
Rodrigo Fonseca /Superesportes
A derrota para o Corinthians interrompeu mais uma vez a possibilidade de o Atlético emplacar sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro. “Decolar” na competição tem sido o desafio do Alvinegro.
Passados um turno e uma rodada do returno, time ainda não alcançou o G-4, grupo dos quatro primeiros colocados que garante vaga na Copa Libertadores.
Nas três primeiras rodadas, o Galo priorizou a disputa da Libertadores 2014, e chegou a ocupar um lugar na zona de rebaixamento do Brasileirão, a 17ª posição, na terceira rodada.
Eliminado nas oitavas de final do torneio continental, o Alvinegro esboçou uma reação no Brasileiro. Em cinco partidas, obteve quatro vitórias e um empate. Mas o desempenho não se firmou na retomada do campeonato depois da Copa do Mundo. Da quinta à 20ª rodada, o clube oscilou entre o 11º e o 6º lugar.
No momento, ocupa a 8ª colocação, com 30 pontos, a quatro da zona de classificação da Libertadores e a 16 do líder Cruzeiro.
O técnico Levir Culpi mantém a confiança que o Atlético ainda vai engrenar no Campeonato Brasileiro. “Antes do jogo contra o Corinthians, discutimos a situação. Com duas vitórias, Corinthians e Grêmio, entraríamos no G-4. Iniciamos agora o returno. Temos muito tempo e não estamos longe desse objetivo. Com tempo, podemos conseguir”, acredita.
O desequilíbrio na campanha atleticana está nos jogos como visitante. Fora de casa, o Galo somou apenas nove pontos em 30 possíveis, um aproveitamento de apenas 30%. Todos os integrantes do G-4 têm um rendimento superior a 43%.
Como mandante, o Atlético ganhou 21 dos 30 pontos disputados (70% de aproveitamento). Dos quatro primeiros colocados, apenas o líder Cruzeiro tem rendimento superior: 93%.

Nenhum comentário: