segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Muita emoção na reta final

Publicação:08/11/2011 09:17
Atualização:08/11/2011 09:20
Resultados surpreendentes tem tornado a atual edição do Brasileiro uma das mais disputadas dos últimos anos. A luta pelo título está aberta, a cinco rodadas do fim da competição, com cinco times ainda com chances, assim como a briga pelas vagas na Copa Libertadores. Na parte de baixo da classificação, a contenda também é boa e não há clube já rebaixado para a Segunda Divisão, apesar de as situações de América e Avaí parecerem irreversíveis, como apontam alguns analistas de números.
Para não ter o mesmo destino, o Cruzeiro precisa de somar ao menos oito pontos dos 15que ainda tem a disputar. A goleada sofrida para o Flamengo fez crescer as chances de rebaixamento da Raposa. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o clube celeste tem quase 60% de probabilidade de cair, enquanto o site Infobola aponta 56%.
Menos mal para os celestes que o site Chance de Gol preveja em “apenas” 35,7% a chance de a Raposa ir pela primeira vez para a Série B, menor que o Ceará, por quem foi ultrapassado na última rodada e cuja possibilidade de cair, na avaliação do estatístico paulista Marcelo Arruda, seria de 56%. A diferença se deve ao fato de o Chance de gol considerar o retrospecto das equipes nos últimos 12 anos em seu cálculo.
O Atlético, por sua vez, fez o dever de casa ao vencer o Grêmio, e se ainda não garantiu matematicamente a permanência na elite do futebol nacional, diminuiu drasticamente a chance de voltar para a Segunda Divisão. Dos portais consultados, o que vê risco maior é justamente o Chance de Gol, com 7,7%. Para os analistas mineiros, a probabilidade de queda do Galo é de 3,8%.
O alvinegro é apontado com um dos mais prováveis classificados à próxima Copa Sul-Americana. Ele só fica atrás de Internacional, São Paulo, Atlético-GO, Coritiba e Grêmio, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Já o Chance de Gol inclui Palmeiras e Figueirense na lista. Os celestes, por sua vez, mesmo tendo de se preocupar mais com a ameaça da degola, também tem chance de estar na competição continental no segundo semestre de 2012.
BRIGA EM CIMA Na parte de cima da tabela, Corinthians e Vasco tem o mesmo número de pontos, 58, mas os paulistas levam vantagem, segundo os analistas, até por somar 17 vitórias, uma a mais que os cruz-maltinos. Equipe que mais venceu no campeonato, o Fluminense é outro bem cotado, com Botafogo, Flamengo e Figueirense tendo possibilidades remotas de levantar a taça.

Nenhum comentário: