quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pesquisa LANCE! Ibope: Atlético-MG e BMG é a parceria mais lembrada


Parceria entre clube mineiro e instituição financeira foi a que obteve o maior índice de citações entre os torcedores dos 12 maiores clubes do futebol brasileiro
De Prima - 02/09/2014 - 07:00 São Paulo (SP)
Contratos curtos e sem um projeto de construção de marca, uniformes poluídos pela exposição excessiva de logomarcas ou até mesmo camisas sem patrocínios. São vários os motivos que fazem mais da metade dos torcedores não lembrar uma única marca que é parceira de seu clube do coração.
Entre os que citaram ao menos uma marca patrocinadora de seu time favorito colocam a parceria Atlético-MG e BMG como a mais lembrada do futebol brasileiro com 38% de citações entre os atleticanos entrevistados. É o que aponta a 5 edição da pesquisa LANCE! Ibope, que ouviu 4.470 pessoas e cuja margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Diferente da grande maioria dos clubes brasileiros, a relação entre Atlético-MG e BMG completará ao final deste ano cinco temporadas de parceria. Nos últimos anos, a maioria dos contratos entre clubes e marcas foram de curta duração.
– Antigamente, essa relação era mais duradoura. Além disso, muitos clubes estão sem patrocínio máster, como é o caso de três dos quatro grandes de São Paulo – avalia ×Bruno Baracho, diretor-geral da agência Havas Sports & Entertainment.
Paulistas em baixa
O índice de lembrança de marca entre Atlético-MG e BMG superou três das parcerias mais antigas do futebol brasileiro. Há 15 anos a Unimed patrocina o Fluminense e a empresa de planos de saúde foi citada por 34,4% dos torcedores do tricolor carioca e ficou na vice-liderança.
Na sequência aparecem os rivais Internacional, com 32,6%, e Grêmio, com 31,3%, que desde 2001 mantêm contrato de patrocínio com o banco gaúcho Banrisul. Completa os cinco primeiros o Cruzeiro com a parceria do BMG com 30,4% de lembrança.
Enquanto os mineiros e gaúchos dominam as primeiras colocações, três paulistas ocupam os últimos lugares. A parceria Santos e BMG foi citada por apenas 8,5% dos santistas, a de São Paulo e LG, que terminou há 4 anos aparece com 9,2%, e Palmeiras e Adidas com 12,2%.

Nenhum comentário: