quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Parede da sede do Galo em Lourdes ganha arte com imagem de ídolos históricos do clube

Artista reproduz em azulejos nomes importantes em diferentes décadas do clube
postado em 06/11/2014 18:19 / atualizado em 06/11/2014 18:49
Vicente Ribeiro /Superesportes
Emmerson Maurílio/Centro Atleticano de Memória Mário de Castro, Guará, Kafunga, Lucas Miranda, Zé do Monte: alguns ídolos reproduzidos em azulejos na sede
A parede lateral da sede administrativa do Atlético, em Lourdes, onde fica a antiga bilheteria, ao lado da Loja do Galo, foi revitalizada nesta quinta-feira, um dia depois da épica goleada diante do Flamengo, por 4 a 1, no Mineirão, pelas semifinais da Copa do Brasil. A tinta foi substituída por 990 azulejos nas cores preta e branca. A novidade é que cada painel reproduz um ídolo do clube em diferentes décadas.
Emmerson Maurílio/Centro Atleticano de Memória Zé do Monte, ídolo dos anos 40 e 50 e capitão do time na famosa excursão à Europa, em 1950
A obra é do artista Alexandre Mancini, de BH. Por iniciativa própria, ele apresentou o projeto à diretoria, que aceitou prontamente, inclusive com os ídolos a serem reproduzidos sendo indicados pelo profissional da azulejaria. Entre os nomes conhecidos na história do clube estão Mário de Castro, Guará, Kafunga, Lucas Miranda, Zé do Monte, Mexicano, Carlyle, Oldair, Dario, Reinaldo e Éder.
Em entrevista ao Superesportes, o artista admitiu que, pelo espaço, seria impossível reproduzir mais ídolos na parede da sede. Por isso, ele pensa em ampliar o projeto para os muros da Cidade do Galo, local de treinamentos e da concentração dos jogadores, em Vespasiano. “Tive a ideia, fiz uns rabiscos e apresentei à diretoria do Galo. Estava pronto desde 2012 e pedi para escolher os jogadores. O trabalho foi bem aceito e aprovado”, relatou o artista, que recriou imagem de cinco jogadores do esquadrão de 1948, reconhecido por torcedores mais antigos como um dos melhores da história do clube: Kafunga, Lucas Miranda, Mexicano, Zé do Monte e Carlyle.
Alexandre Mancini, que se declarou torcedor fanático do Galo, disse que escolheu bem jogadores que são pouco conhecidos do público mais jovem. Mas ele já pensa em incluir outros ídolos que não estão na lista, inclusive com a reprodução do time comandado por Victor, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e cia, campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana. “Foi uma forma de trabalhar o clube em várias décadas. Escolhi jogadores ícones em décadas históricas. Mas é claro, o time da Libertadores precisa ter um painel próprio e foi uma escolha muito difícil, teria que ter um muro em um quarteirão. Mas quero ampliar o projeto para outros locais, como o CT”, reiterou o artista.
Ídolos eternos homenageados
Mário de Castro
Guará
Kafunga
Lucas Miranda
Zé do Monte
Mexicano
Carlyle
Oldair
Dario
Reinaldo
Éder

Nenhum comentário: