terça-feira, 4 de novembro de 2014

04/11/2014 22h13 - Atualizado em 04/11/2014 22h14

Boa fase de Galo e Cruzeiro faz o novo Mineirão virar templo da emoção
Galo x Fla, nesta quarta-feira, valendo vaga para a final da Copa do Brasil, pode entrar para a galeria dos grandes jogos da nova fase, que teve até Copa do Mundo
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte
Tudo bem. Desde os tempos do Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes e do Atlético-MG de Cerezo e Reinaldo o Mineirão tem sido palco de partidas inesquecíveis. Seja na rivalidade entre os dois clubes ou contra visitantes como o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha, o Inter de Falcão, o Flamengo de Zico, e por aí vai. Mas desde que o estádio ganhou a nova roupagem em 2013 para a Copa do Mundo de 2014 o público pagante por várias vezes saiu de lá extasiado.
A boa fase dos dois maiores clubes de Minas Gerais ajuda, e muito. Se a Raposa domina há dois anos o território brasileiro com um futebol vistoso e moderno, aliando a técnica dos jogadores ao padrão tático com muita pegada e movimentação, o Galo, que enfrenta o Flamengo hoje, às 22h, em partida valendo vaga para as finais da Copa do Brasil, tem proporcionado momentos emocionantes. Há sempre a marca do craque, mas a raça se faz presente nas situações difíceis. As vitórias são dramáticas, algumas com viradas épicas.
Nova arquibancada, novo gramado, mais jogos para a história. Tem seleção brasileira, seja na Copa das Confederações, seja na grande derrota em Copas do Mundo. Os 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil ficarão eternizados como o maior vexame. Tem o Galo campeão da Libertadores e da Recopa. O Cruzeiro arrancando para o título brasileiro de 2013 e, até o momento, com tudo para repetir a dose em 2014. Agora, os dois disputam semifinal da Copa do Brasil com o sonho de ir à final e faturar o sonhado título. Se chegarem à final, haja Mineirão...
O Cruzeiro já venceu a sua no estádio por 1 a 0, e, nesta quarta, vai à Vila Belmiro enfrentar novamente o Santos. Agora, a partida do Atlético-MG com o Flamengo, também nesta quarta, tem tudo para entrar na lista do Gigante da Pampulha remoçado após os 2 a 0 no Maracanã. Bem como disse o meia Guilherme, lembrando a desvantagem para o Corinthians, que vencera a primeira em casa pelo mesmo placar e depois foi goleado por 4 a 1, de virada, no Mineirão.
- A nossa situação contra o Flamengo é tão complicada quanto foi com o Corinthians, e sabemos que inverter o placar será difícil, mas já provamos que, se tivermos o apoio da massa e jogarmos com muita vontade, nenhum resultado será irreversível.
Veja os jogos marcantes do novo Mineirão:
Brasil 2 x 1 Uruguai - semifinal da Copa das Confederações - 26/06/2013
Um Brasil x Uruguai é sempre repleto de grande rivalidade. E esse não perdeu nem um pouco. A partida foi decidida nos minutos finais. A tensão nas 57.483 pessoas que foram ao Mineirão começou no Hino Nacional cantado à capela. E mostrou como o duelo é um dos maiores clássicos do planeta. Do lado de fora, havia protestos comandados pelos black blocs em torno do estádio. Em campo, Julio César defendeu pênalti cobrado por Cavani ainda no primeiro tempo. Depois, Fred fez 1 a 0. No começo do segundo tempo, Cavani empatou. A emoção estava guardada para o fim. E Paulinho, de cabeça, garantiu a passagem. Brasil na final, rumo ao título.
Atlético-MG 2 x 0 Olimpia - final da Libertadores - 24/07/2013
Uma noite histórica para a torcida do Galo. Afinal, o clube conseguiu a tão sonhada Taça Libertadores. E não podia ser mais dramático. O time treinado por Cuca devolveu o placar da primeira partida, em Assunção. Depois de um primeiro tempo tenso e sem gols, Jô abriu o placar logo no primeiro minuto da segunda etapa. Faltava mais um para levar a partida para a prorrogação. Leonardo Silva subiu mais alto que todos e, com testada firme, fez o gol de misericórdia, aos 41 do segundo tempo. Chegaram os 30 minutos extras, sem gols. O título foi decidido nos pênaltis. São Victor pegou uma e teve a trave como companheira em outra cobrança. O Galo conquistava a América, para delírio da Massa.
Cruzeiro 3 x 0 Botafogo - Campeonato Brasileiro - 18/09/2013
O jogo foi uma espécie de final antecipada do Brasileirão 2013. Os dois times eram os melhores da competição naquele momento. Com o triunfo, na 22ª rodada, a equipe celeste, treinada por Marcelo Oliveira, abriu sete pontos de vantagem sobre o então vice-líder. Na oitava vitória seguida da Raposa, Nilton abriu o placar num golaço, emendando de chaleira, sem chances para Jefferson. Depois, Seedorf desperdiçou para fora a chance de empatar em cobrança de pênalti. Júlio Baptista marcou os outros dois gols - um deles de pênalti -, e a torcida fez a festa no novo Mineirão. O Cruzeiro, já jogando por música, caminhava rumo ao título, comandado por Everton Ribeiro & Cia.
Brasil 1 x 1 Chile - Copa do Mundo de 2014 - semifinal - 28/06/2014
Diante de 57.714 torcedores, Brasil e Chile fizeram um jogo de nervos valendo vaga para as quartas de final da Copa. A partida foi dificílima. David Luiz (na súmula, apesar de o gol ter sido contra de Jara) abriu o placar para o Brasil no primeiro tempo. Mas o Chile não era o mesmo de Mundiais anteriores. Não se curvou. O temido Alexis Sánchez empatou ainda na primeira etapa, deixando a torcida mais tensa. O segundo tempo foi bem disputado, e o jogo seguiu para a prorrogação. Com as seleções exaustas, a vaga foi decidida nos pênaltis graças a um lance de sorte - Pinilla, no último minuto, acertou o travessão. E aí brilhou Julio César. O goleiro pegou duas cobranças, de Pinilla e Alexis Sánchez. Mas o Brasil também perdeu duas penalidades. E se Neymar fez o terceiro, Jara mandou o seu na trave. Era dia de sorte do goleiro.
Brasil 1 x 7 Alemanha - Copa do Mundo de 2014 - semifinal - 08/07/2014
Os anos vão passar, e essa, certamente, será a partida mais lembrada da história do novo Mineirão. O estádio acabou sendo o palco da maior tragédia e humilhação brasileira de todas as Copas. O público presente ao estádio ou diante da TV, atônito, assistiu ao massacre alemão. Foram cinco gols nos primeiros 28 minutos de partida: Thomas Müller, aos 10, Klose, aos 22, Toni Kroos, aos 24 e 25, e Khedira, aos 28. Depois, no segundo tempo, Schürle, aos 23 e 33 minutos, aumentaram a goleada alemã. Oscar fez o gol de honra do Brasil ao apagar das luzes, aos 45 minutos Mas o estrago já estava feito. O Maracanazo de 1950 já era passado e nem de perto lembrava a mais recente decepção em Mundiais.
Atlético-MG 4 x 3 Lanús - decisão da Recopa Sul-Americana - 23/07/2014
Quase um ano depois de conquistar a Libertadores, o Galo ganhou mais um título internacional numa partida cheia de viradas. No primeiro duelo, na Argentina, já havia vencido por 1 a 0. A fraca atuação do adversário deu a falsa impressão de que no Mineirão seria fácil. Ainda mais quando Diego Tardelli abriu o placar logo aos 5 minutos, cobrando pênalti. Mas nem deu tempo para comemorar. Ayala, aos 8, empatou. E Santiago Silva, El Tanque, virou para os visitantes aos 25. Menos mal que, aos 37, Marcos Rocha centrou para Maicosuel deixar a partida 2 a 2. Na segunda etapa, o Lanús pressionou e, aos 48, Acosta garantiu a vitória no tempo regulamentar por 3 a 2. Na prorrogação, em centro de Luan, a bola resvalou em Gomez e traiu o goleiro Marchesín: tudo igual novamente. Os argentinos se mandaram para o ataque, mas levaram mais um. Ayala tentou recuo de cabeça para Marchesín e fez contra. Os quase 55 mil torcedores presentes no novo Mineirão puderam, enfim, respirar e comemorar mais um título.
Cruzeiro 3 x 0 Santos - Campeonato Brasileiro de 2014 - 17/08/2014
Era o centésimo jogo do técnico Marcelo Oliveira no comando do Cruzeiro. A marca alcançada, rara no futebol brasileiro, é justificada nas quatro linhas. Com um inconfundível toque de bola, regido por Éverton Ribeiro, tal qual um maestro de uma orquestra refinadíssima, a Raposa mostrou por que lidera com folga a maior parte do tempo o Brasileiro desta temporada. E não é apenas a série de toques rápidos e os deslocamentos em velocidade confundindo sempre a defesa adversária que impressionam. A superioridade técnica e tática, aliada com forte marcação, faz a diferença. Marcelo Moreno, Ricardo Goulart e Julio Baptista marcaram os gols. O de Julio Baptista surgiu após arrancada sensacional de Éverton.Ribeiro. Azar do Peixe.
Atlético-MG 4 x 1 Corinthians - quartas de final da Copa do Brasil - 15/10/2014
Mais um duelo emocionante. No primeiro confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Corinthians, o Timão havia vencido por 2 a 0 e chegara com vantagem considerável. A situação melhorou depois que Guerrero abriu o marcador, logo aos 4 minutos. Ao Galo só restava marcar pelo menos quatro gols e não sofrer mais nenhum para ficar com a vaga. E o que parecia impossível, aconteceu. Empurrado pela massa atleticana, virou o jogo ainda na primeira etapa, com gols de Luan, aos 23, e Guilherme, aos 31 minutos. Veio o segundo tempo, e Guilherme, aos 29, incendiou a partida. Aos 41, o lance decisivo: Edcarlos, de cabeça, mandou para as redes. A torcida, enlouquecida, parecia não acreditar. No fim, os jogadores imitaram a dancinha feita pelo técnico corintiano Mano Menezes no primeiro duelo.

Nenhum comentário: