Marca de fazer inveja
Se o Galo não perder do Corinthians, Cuca completa 15 jogos de invencibilidade. Seu recorde é de 17 partidas à frente do Cruzeiro
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:01/09/2012 07:00
Desde que chegou ao Atlético em 8 de agosto do ano passado, o técnico Cuca sempre esteve atento às estatísticas e admite estudar profundamente cada fundamento do adversário antes das partidas. E justamente seus números na temporada dão a verdadeira dimensão do aproveitamento positivo, que ajudam a reforçar a regularidade e servem de motivação extra para o grupo. Quando o Galo enfrentar o Corinthians, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele poderá estabelecer a marca de 15 jogos de invencibilidade, sua melhor sequência pelo time mineiro. A última derrota ocorreu diante do São Paulo por 1 a 0, em 17 de junho, no Morumbi, pela quarta rodada. De lá para cá, a equipe obteve 10 vitórias e quatro empates.
No início do ano, Cuca conseguiu a primeira sequência de 14 partidas sem perder, interrompida com o revés para o Goiás por 2 a 0, no Serra Dourada, que custou a eliminação ainda na segunda fase da Copa do Brasil. Foram apenas dois resultados negativos na temporada, justamente para os tricolores e esmeraldinos, aspecto que renova o otimismo do treinador e dos jogadores para novamente conseguir vaga à Copa Libertadores e, quem sabe, chegar ao título nacional.
Curiosamente, o recorde pessoal de invencibilidade do treinador Cuca é de 17 jogos pelo Cruzeiro no ano passado, quando o time celeste foi o melhor da primeira fase da Libertadores. Ele ainda ficou sem perder em 16 confrontos em 2003, período em que conseguiu tirar o Goiás da lanterna do Brasileiro e chegou à Copa Sul-Americana.
Para o treinador, cada detalhe é fundamental na busca pelo resultado positivo: “O Brasileiro é uma competição que não se ganha na hora que se quer. Por isso, estudamos a tabela nossa e dos concorrentes para explorar da forma que a gente quer. São 14 jogos sem derrota na temporada e não perdemos a força em momento nenhum. Logo, o aproveitamento tende a continuar sendo positivo”.
DILEMA Embora invicto há dois meses e meio, o Galo vive o dilema de ter tropeçado nas duas últimas partidas – empates com Cruzeiro e Ponte Preta (ambos por 2 a 2), no Independência. O armador Ronaldinho Gaúcho está convicto de que esses resultados não diminuíram a motivação da equipe: “Não esperávamos esses tropeços e agora precisamos ter mais seriedade e atenção e acumular pontos. O Corinthians está muito confiante e, quando começar o jogo, tudo fica equilibrado”.
O craque estreou pelo Galo justamente no Pacaembu, palco do jogo deste domingo, onde os mineiros venceram o Palmeiras por 1 a 0, gol do atacante Jô. Naquele dia, Ronaldinho jogou os 90 minutos e deu pelo menos três chutes a gol que assustaram o adversário. “Meu objetivo, em primeiro lugar, é criar situações de gol para os companheiros. Mas se eu marcar em São Paulo será melhor ainda.”
Cuca não tem dúvida em relação ao time titular e antecipou o retorno do volante Pierre e do atacante Bernard, que cumpriram suspensão automática contra a Macaca. No treino tático dessa sexta-feira à tarde, ele ficou meia hora orientando os zagueiros e volantes, já que a equipe levou seis gols nos últimos três jogos, o que é motivo de preocupação.
MAIORES SEQUÊNCIAS
Pelo Cruzeiro – 17 partidas
Entre fevereiro e maio de 2011
Placar/Adversário
5 x 0 Estudantes (C)
2 x 0 Ipatinga (C)
4 x 0 Guarani-PAR (C)
2 x 1 América-TO (F)
0 x 0 Tolima-COL (F)
0 x 0 Tupi (F)
7 x 0 Democrata-GV (C)
6 x 1 Tolima-COL (C)
3 x 0 Funorte (C)
3 x 2 América (N)
2 x 0 Guaraní-PAR (F)
4 x 1 Guarani-MG (C)
3 x 0 Estudiantes (F)
1 x 0 Uberaba (F)
8 x 1 América-TO (F)
2 x 1 Once Caldas-COL (F)
5 x 1 América-TO (C)
Pelo Atlético (2012) – 14 partidas
Entre janeiro e abril de 2012
Placar/Adversário
2 x 0 Boa (C)
2 x 1 América-TO (F)
2 x 0 Caldense (C)
4 x 0 Guarani (F)
2 x 1 América (C)
4 x 2 Nacional (C)
3 x 1 Cene-MS (F)
2 x 1 Villa Nova (F)
3 x 0 Democrata-GV (C)
3 x 0 Uberaba (F)
2 x 2 Cruzeiro (N)
5 x 0 Penarol (F)
0 x 0 Tupi (F)
1 x 1 Tupi (C)
C - Casa; F - Fora; N - Neutro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário